A estudante de uma escola municipal do Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, Maria de Fátima, de 9 anos, viralizou ao reclamar do excesso de soja na merenda escolar reclamar. Após repercussão, Maria de Fátima veio em suas redes sociais comemorar a mudança no cardápio.
“Tem muita gente me pedindo para eu falar sobre qual foi a merenda de hoje na escola. Hoje, graças a Deus e com a ajuda de vocês, foi arroz com frango, com feijão. Uma delícia, viu?”, celebra a aluna.
No vídeo que gerou repercussão, Maria de Fátima pediu variação no cardápio escolar durante uma audiência pública com os vereadores. A aluna pediu para que “mandassem pelo menos uma carninha” e desabafou que “ninguém aguenta mais comer soja”.
Após o vídeo, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, informou que houve um problema no último pedido de carne ao fornecedor.
Além disso, a Secretaria de Educação do município explicou que devido ao déficit no abastecimento de carne, a soja foi utilizada como substituto, porém, faz parte do cardápio de refeições escolares para ser servida apenas uma vez a cada quinze dias, em uma quantidade bem inferior à das proteínas como carne e frango.