32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Bebê nasce após gestação fora do útero; parto reuniu dez profissionais

terça-feira, 21 de maio 2024

Após passar por uma gestação rara, uma mãe deu à luz a filha. A bebê passou as 35 semanas fora do útero da mãe. O parto aconteceu no dia 22 de abril, no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVM) em Barbalha, no Ceará, durou cerca de três horas e contou com dez profissionais. 

Foto: Jardel Matos/Hospital Maternidade São Vicente de Paulo

A mãe da bebê, Genattan Morais, teve uma gravidez abdominal, ou seja, quando o feto, ao invés de se alojar dentro do útero, vai parar em outra parte do corpo. A pequena Geovana Eloá nasceu com 35 semanas e pesando 2,250 kg.

Conforme os médicos, o caso é raríssimo. A gravidez ectópica, como é chamado quando o bebê não se desenvolve no útero, acontece em cerca de 1% dos casos, mas a situação de Genattan e Geovana é ainda mais incomum, como explica o ginecologista Gilmar Sampaio, responsável pelo parto:

“Na grande maioria das vezes, essa gravidez fica na trompa. Apenas 0,5% das gravidezes ectópicas é de gravidez abdominal. O que torna esse caso emblemático é que, além da raridade da gravidez acontecer, mais raro ainda é chegar até o final da maturidade. Essa situação foi um verdadeiro milagre”, afirma.

Mais conteúdo sobre:

Bebê gravidez ectópica Gravidez rara

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com