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Ceará é único do país a superar 80% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Fundamental

Panorama aponta que Estado soma 85% de meninos e meninas que já sabem ler. Unidade federativa mais próxima do número é o Paraná, com 73%

Ranking foi divulgado nesta terça (28), no Palácio do Planalto / Foto: Thiago Gaspar / Divulgação

Kelly Hekally

Relatório inédito apresentado nesta terça-feira (28) no Palácio do Planalto, em Brasília, ratifica o desempenho educacional do Ceará, reconhecido em todo Brasil. Segundo o levantamento vinculado ao Indicador Criança Alfabetizada, o Estado é o único do país a alcançar um percentual acima de 80% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental. As informações são sobre a rede pública de educação.

O panorama aponta que o Ceará soma 85% de meninos e meninas que já sabem ler. A unidade federativa mais próxima do número é o Paraná, com 73%. O indicador atual tem como base o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. O 2º ano do Ensino Fundamental é a etapa máxima para que uma criança saiba ler e escrever, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“O Indicador Criança Alfabetizada pode ser calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras”, aponta o Ministério da Educação (MEC). O balanço foi realizado pelo titular da pasta, Camilo Santana, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento que contou também com a participação de governadores.

O documento tem como base o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que teve no ano passado, quando lançado, a adesão de 5.558 municípios e de todos os estados brasileiros, que receberam o investimento de mais de R$ 1 bilhão, afirma o Minis.

RESULTADO NACIONAL
O relatório mostra que 56% das crianças brasileiras das redes públicas alcançaram o patamar de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental. “Com esse resultado, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de covid-19”, informa o MEC.

O novo Indicador é 20 pontos percentuais (p.p.) maior do que o desempenho apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, além de estar 1 p.p. acima da avaliação de 2019 (55%). A mostra não contempla dados do Acre, de Roraima e do Distrito Federal, já que essas unidades da Federação (UFs) ainda não implementaram o sistema estadual de avaliação.

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