32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Ceará tem 40% de probabilidade de chuvas dentro da média entre abril e junho, diz Funceme

segunda-feira, 08 de abril 2024

Nesta segunda-feira (8), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou um novo prognóstico sobre as chuvas no Ceará, no qual, consta que entre os meses de abril e junho deste ano, o estado tem 40% de probabilidade de ter chuvas dentro da média nos meses de abril, maio e junho.

Foto: Reprodução

Normalmente, a Funceme não divulga relatórios neste período da quadra chuvosa. Em janeiro, a apresentação tradicional relatou haver uma tendência de 45% de chuvas abaixo da média em fevereiro, março e abril, a maior porcentagem relatada. 

A gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, comentou que em janeiro, as expectativas eram muito próximas entre o que poderia ficar abaixo ou na média da normalidade do clima e consequentemente incertas graças às condições de superaquecimento do Oceano Atlântico que favorece a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pelas chuvas do Ceará. Já no Oceano Pacífico, o El Niño está enfraquecendo e as condições oceânicas devem se normalizar em breve. 

Anualmente, a Funceme divulga um prognóstico em janeiro, que relata as possibilidades chuvosas de fevereiro a abril, e outro em fevereiro para as projeções de março a maio. Entretanto, o de fevereiro de 2024 não foi lançado, o que pode ocorrer devido a irregularidades climáticas.

Mais conteúdo sobre:

Chuvas Chuvas Ceará Funceme Prognóstico

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com