25.1 C
Fortaleza

Relatório mensal diz que Ceará tem redução de 14,4% no número de roubos em junho

No primeiro semestre desde ano, o estado registrou uma queda de 10,6% na quantidade de roubos em comparação com o mesmo período de 2023

Em junho, Fortaleza também apresentou redução no número de roubos, com uma queda de 9,7%/Foto: Reprodução/SSPDS

O Governo do Ceará divulgou, nesta segunda-feira, 08, que o estado apresentou, em junho, uma redução de 14,4% na quantidade de registros referentes a crimes violentos contra o patrimônio (CVPs), ou seja, roubos. Ao todo, foram contabilizadas 3.003 ocorrências no mês passado, enquanto no mesmo período de 2023, aconteceram 3.509 casos, conforme os dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

As autoridades de segurança do estado também destacaram a melhora nos índices relacionados com esse tipo de violência em Fortaleza, onde houve uma queda de 9,7% em comparação com junho de 2023. Enquanto no sexto mês do ano passado, a capital cearense registrou 2.393 ocorrências de roubo, neste ano foram 2.162 casos. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a retração foi ainda maior, de 25,7%, com 455 ocorrências em 2024 contra 612 no ano passado.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a região com o maior destaque nesse contexto foi o Interior Sul, onde os crimes violentos contra o patrimônio diminuíram em 47,3% no último mês de junho.

Ao todo, foram contabilizados 136 roubos no período. Na mesma época, em 2023, haviam sido registradas 258 situações desse tipo. As autoridades estaduais atribuíram os resultados a ações como investimento em tecnologias e o programa Segurança no Ponto, lançado em março como estratégia de coibição a roubos nas paradas de ônibus.

Além disso, ressaltaram o início das atividades de 860 novos policiais militares no mês passado e o aumento de 50% nos valores das gratificações garantidas por apreensões de armas de fogo, acessórios e munições.

É válido ressaltar que, também em junho, o Ceará passou por uma crise de segurança pública, com o registro de diferentes homicídios que afetaram tanto a capital quanto o interior. Na época, o governador Elmano de Freitas afirmou que o cenário se dava “na sequência da intensificação das operações de combate ao crime” e diante do “anúncio de novas e mais duras medidas de enfrentamento às organizações criminosas”.

Nesse contexto, o gestor anunciou um reforço financeiro às forças de segurança para “garantir atuação intensa nas comunidades, nos bairros, nos municípios e em todo o estado”.

SEMESTRE
Conforme a SSPDS, o primeiro semestre de 2024 de maneira geral demonstrou resultados positivos. Com 19.250 casos de CVPs contra 21.534 no período, o Ceará alcançou uma redução de 10,6% na quantidade de roubos. Em Fortaleza, a queda apontada foi de 6%. Ao todo, houve 13.620 crimes de roubo na cidade. No ano passado, foram contabilizados aproximadamente 870 casos a mais.

Na RMF, os dados indicam uma queda de 23,1%, com um total de 2.998 registros nos primeiros seis meses deste ano. O Interior Sul também se destacou no semestre, com uma redução de 27,8%, a maior entre as regiões cearenses. Os municípios da região registraram 1.166 ocorrências entre janeiro e junho, número menor que as 1.615 que aconteceram no mesmo período do ano passado. O Interior Norte, por sua vez, apresentou uma queda somente de 4,2% na quantidade de crimes dessa natureza.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img