32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Faltando cerca de 15 dias para Exército responder sobre litígio, Ceará publica novo estudo

quinta-feira, 13 de junho 2024

Conforme mapeamento sociocultural, territórios litigados na Serra da Ibiapaba e em Poranga no Sertões de Crateús pertencem ao Estado

Disputa está no Supremo Tribunal Federal (STF) / Foto: Divulgação

Faltando cerca de 15 dias para o Exército responder sobre litígio entre Ceará e Piauí, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresenta novo estudo. No documento, o órgão diz que “os resultados reforçam o pertencimento cearense e oferecem uma análise aprofundada e fundamentada sobre a disputa entre os dois estados”.

A apresentação, realizada na última terça (11) em parceria com o Grupo Técnico de Trabalho do Governo do Estado, foi sobre o arcabouço legal referente a bacia hidrográfica do rio Parnaíba e o estudo sociocultural sobre o sentimento de pertencimento nas áreas em disputa.

Conforme o mapeamento sociocultural, os territórios litigados na Serra da Ibiapaba e em Poranga no Sertões de Crateús pertencem ao Ceará, seja por uma questão de ancestralidade, identidade cultural, segurança jurídica ou divisões territoriais já estabelecidas pela Igreja Católica.

O procurador-geral do Estado, Rafael Machado, falou sobre o grupo que está à frente das pesquisas. “Os nossos argumentos são muito consistentes, tanto argumentos históricos, nós temos mais de 26 documentos históricos e mapas fotográficos da região que atestam a propriedade e o domínio relativo à região para a população cearense. Ainda temos os estudos que comprovam a identidade da população e o sentimento de pertencimento”, pontuou o procurador.

Mais conteúdo sobre:

Disputa Litígio Piauí

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com