32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Febre aftosa: Ceará está livre da doença sem vacinação, afirma Ministério da Agricultura e Pecuária

quinta-feira, 02 de maio 2024

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que o Ceará é um dos 22 estados brasileiros livres de febre aftosa sem vacinação. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Por meio de suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou na última terça-feira (30), que o estado tinha conseguido alcançar a meta de comercialização e distribuição de vacinas suficiente.

Foto: Reprodução

“Essa é uma grande conquista para os produtores cearenses. É resultado de um grande trabalho em conjunto com os Municípios, secretarias e entidades. A participação de todos contribuiu para uma mudança histórica em nossa pecuária. O prazo para entrega da declaração continua até o próximo dia 15. Será a última vez que vacinaremos o nosso rebanho contra a febre aftosa. Agradeço a todos os servidores da Adagri e demais órgãos do Governo do Estado pelo empenho nessa luta”, escreveu Elmano.

A partir de agora, o estado fica livre de vacinar anualmente o seu rebanho de bovinos e bubalinos. Os produtores não terão mais a obrigação de comprar vacinas e declarar a imunização dos animais. Tudo isso, é resultado do trabalho conjunto entre o Governo do Ceará, municípios, secretarias, sindicatos rurais e instituições do setor.

Entretanto, mesmo com o status conquistado, os produtores que já vacinaram seus animais devem declarar a vacinação até o próximo dia 15 de maio, para que o Ceará possa atingir a meta mínima de 90% do rebanho vacinado estipulado pelo Mapa e continue o processo de reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Mais conteúdo sobre:

Elmano de Freitas Febre Aftosa Ministério da Agricultura e Pecuária

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com