30.1 C
Fortaleza

Mensagem para redistribuição de cargos de Professor Efetivo da URCA é aprovada

A Reitoria da Universidade Regional do Cariri – URCA informa que foi aprovada hoje 01.12.15, a Mensagem à Assembleia Legislativa nº 7.913/2015 do Governo Estadual, que trata da redistribuição de cargos para professores efetivos da URCA, condição para publicação do edital 03/2015 do Concurso Público para Professor Efetivo (42 vagas).

Tal mensagem, conforme divulgado no site oficial da URCA no dia 17.11.15, foi assinada pelo Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, no dia 16.11.15 e encaminhada à Assembleia Legislativa no dia 19.11.15.

No dia 22.11.15, o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o Deputado Zezinho Albuquerque, comunicou à comitiva da URCA, composta pelo Reitor, Vice Reitor, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, representantes da UNE e do Centro Acadêmico de Direito, conforme amplamente noticiado pela imprensa regional e estadual que a Mensagem havia sido lida, encaminhada para análise técnica e seria apreciada em regime de urgência

Na ocasião, o Governador do Estado do Ceará em diálogo com a referida comitiva franqueou o empenho e disse: “autorizei esse concurso desde o início do ano, e inclusive a Universidade Estadual do Ceará (UECE) já fez todo o edital do concurso. Houve uma burocracia e se descobriu que tinha que mandar uma mensagem para a Assembleia Legislativa do Estado, para se fazer uma reformulação, da reestruturação da URCA, e encaminhei uma mensagem para a AL nesse sentido, que foi lida e será votada agora”.

Ao comemorar esta conquista fruto de uma agenda já em curso, a Administração Superior da URCA agradece a toda comunidade acadêmica que dedica insuperáveis esforços para garantir melhorias dentro da ordem democrática, do respeito e do diálogo.

Reprodução
Reprodução

II Edição do concurso Escolar “Gea -Terra Mãe” será aberta nesta quinta-feira, na URCA

Será aberta nesta quinta-feira, dia 3, a segunda edição do Concurso Escolar Gea Terra Mãe. O evento será aberto às 8 horas, no Salão de Atos da URCA, e terá como temática central o Ano Internacional dos Solos “É o Solo que Sustenta a Vida”. O concurso envolve alunos de escolas públicas dos municípios do Território do Geopark Araripe, com a realização de trabalhos nas modalidades de fotografia, desenho, vídeo, dissertação, cordel, além de teatro de bonecos.

O II Concurso Escolar “GEA – TERRA MÃE”, se insere nas celebrações das Nações Unidas dinamizadas pela UNESCO, no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), Década da Biodiversidade (2011-2020) e Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida” (2005-2015) e Ano Internacional dos Solos (2015).

Nessa segunda edição do Concurso Escolar “Gea – Terra Mãe”, o intuito é fomentar atividades que englobem estudos das Geociências e o Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais do território do Geopark Araripe estarão envolvidos nas ações.

O solo é um recurso fundamental para a existência e sobrevivência de seres vivos no planeta. Muitos destes são dependentes do solo de uma forma direta, como as espécies vegetais e os seres humanos. As atividades humanas, como na agricultura intensiva, no desmatamento, na expansão urbana, entre outras, têm conduzido à degradação e destruição do solo, a um ritmo acelerado em todo o mundo.

Segundo dados das Organizações das Nações Unidas – ONU (2014), mais de metade das terras com capacidade agrícola estão degradadas e, em cada década, cerca de 120 milhões de hectares de solo são destruídos. Perante estes fatos, conservar e preservar o solo são tarefas que dizem respeito a todos nós.

Para isso, o concurso tem como meta proporcionar o estudo e a divulgação do tema solos, para transformações necessárias na busca de uma sociedade mais equilibrada e justa, proporcionando um futuro que contribua com as necessidades humanas com o uso sustentável dos recursos naturais para todos.

CEDOCC tem cadastro no Conselho Nacional de Arquivo – CONARQ

O Centro de Documentação do Cariri (CEDOCC) conseguiu o seu cadastro no Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ. Agora são cinco as entidades cearenses cadastradas: Arquivo Diocesano de Tianguá, Arquivo Público do Estado do Ceará, Auditoria da 10ª Circunscrição Judiciária Militar, Centro de Documentação do Cariri, Departamento Histórico Diocesano Pe. Antônio Gomes de Araújo.

Saiba mais sobre o CEDOCC:

O CEDOCC é um centro de pesquisa e laboratório vinculado ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, localizado na cidade do Crato, estado do Ceará. O Centro de Documentação do Cariri é um local de guarda permanente de documentos e um espaço para a pesquisa. Os eixos norteadores do trabalho com a documentação consistem em: levantamento de fontes, possibilidade de guarda do acervo, trabalho com o material recebido, elaboração de catálogo/inventário da documentação, divulgação do acervo para o público pesquisador e a comunidade em geral. O CEDOCC também fomenta a pesquisa dos discentes do Curso de graduação em História da Universidade Regional do Cariri, além de disponibilizar para a comunidade em geral, fontes para a consulta.

Fonte: Governo do Estado

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img