26.1 C
Fortaleza

Novas máquinas perfuratrizes de poços iniciam operação

O Governo do Estado continua empreendendo ações para minimizar os efeitos da longa estiagem que castiga o Ceará. O programa estadual de perfuração de poços ganha novo impulso nesta semana com frentes de trabalho em 12 sedes municipais. Além de máquinas da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), entram em operação as perfuratrizes contratadas pelo governo do Estado por meio da dispensa de licitação autorizada na semana passada. Serão contempladas as áreas urbanas de Independência, Apuiarés, Baixio, Umari, Ipaumirim, Novo Oriente, Parambu, Pereiro, Salitre, São Luís do Curu, Uruóca e Morrinhos. Também ao longo desta semana, Independência, Palmácia e Parambu receberão o reforço da Operação Carro Pipa da Defesa Civil do Estado, nas sedes urbanas.

DIVULGAÇÃO / MERAMENTE ILUSTRATIVA
DIVULGAÇÃO / MERAMENTE ILUSTRATIVA

As medidas foram acertadas durante a reunião semanal do Comitê de Monitoramento da Situação do Semiárido Cearense, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, comandada pelo secretário-chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista. Os encontros também são monitorados pelo governador Camilo, que participa do evento uma vez por mês. “Estamos acompanhando semanalmente com os gestores e técnicos dos órgãos para, além de termos um diagnóstico fiel, podermos concentrar ações e benefícios nas regiões que mais precisam de nossa atenção. O abastecimento de água em todo o estado faz parte das prioridades do governador Camilo Santana, que acompanha de perto todo o cenário e participa do planejamento das ações a serem adotadas”, explica.

Outras ações

Também ficou acertado, na reunião, que serão intensificados os trabalhos para captação de água nos aluviões de rios e nas bacias secas de algumas barragens. Isso é possível com a escavação de valas nos rios e poços do tipo amazonas, no leito seco dos açudes. “Nessas áreas, mesmo com os mananciais secos, ainda há reservas de água consideráveis no subsolo”, explica João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). “Hoje, Quixeramobim está sendo abastecida em grande parte com água do aluvião da barragem seca. Isso nos dá tempo até a conclusão da Adutora de Montagem Rápida (AMR) que levará água dos Açude Pedras Brancas para a cidade”, reforça.

Já a sede municipal de Tamboril receberá, também nesta semana, visita técnica da Cogerh. O objetivo é realizar um diagnóstico da situação do Açude Carrão, que abastece a cidade e está praticamente seco. Os técnicos vão apontar as melhores ações a serem adotadas a fim de evitar o desabastecimento. “A princípio, a Cogerh vai ‘rasgar’ o leito seco do açude com uma escavadeira hidráulica para extrair dali toda a água remanescente”, diz João Lúcio Farias. “Ao mesmo tempo, estamos providenciando a locação (estudos geofísicos) de 10 poços profundos para Tamboril”, conclui. Também o município de Quixelô receberá quatro locações de poços.

Plano Estadual de Convivência com a Seca

Todas as ações do Governo do Estado estão no Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana em fevereiro deste ano. Em março, o governador deu pontapé inicial a novas ações, garantindo economia de R$ 4,4 milhões, ao realizar um leilão reverso na Assembleia Legislativa para a contratação de seis empresas que estão construindo sistemas simplificados de abastecimento de água no Ceará. Em julho, foi a vez das adutoras de montagem rápida. Camilo Santana novamente comandou pessoalmente um leilão reverso, desta vez em Quixeramobim, em que foi contratada a construção dos equipamentos para garantir o abastecimento das sedes de Quixeramobim, Ibicuitinga.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img