32 C°

28 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Projeto antidrogas localizado em Aquiraz enfrenta dificuldades e pede ajuda

segunda-feira, 28 de julho 2008

O projeto Nova Vida de Aquiraz, que ajuda crianças e adolescentes usuárias de drogas, enfrenta dificuldades e sua idealizadora, Nelma Suely, pede ajuda da comunidade e do Governo, a continuar. A idéia surgiu no ano de 2000, na época que Nelma era corretora de imóveis. Ela se deparou com crianças cheirando cola, num terreno que estava à venda. Pensou primeiro em ligar para a polícia, porém desistiu. A partir daí, imaginou um meio de ajudá-las a sair das drogas. Começou então a levar nas comunidades uma televisão mostrando vídeos sobre as conseqüências dos entorpecentes e depoimentos de pessoas que conseguiram largar o vício. São oito anos de trabalho por conta própria, sem qualquer ajuda. De corretora virou proprietária de transporte alternativo de onde tira o sustento da casa e do projeto.

Nelma Suely já conseguiu comprar um telão e montou uma banda musical. Seu filho, Paulo, ex-dependente químico, é quem ensina garotos a tocarem, ela contou que conseguiu tirar quatro jovens das drogas em três meses. Roneli Sampaio, 20 anos, um dos componentes do grupo falou que entrou no projeto por acaso, não imaginando que sua vida iria mudar e não pensa na possibilidade dessa ação acabar. Como Nelma não tem um lugar para levar os jovens que lhe pedem ajuda fica com eles em sua casa. Ela afirma que se fechar as portas ou desistir do trabalho, eles vão voltar para o vício, lamentando não ter ajuda.

Nelma realizou um evento “Prainha sem drogas”, no último dia 15, onde se reuniram aproximadamente 70 pessoas. A banda dos ex-dependentes tocou pela primeira vez, ela conversou com mães que lhe pediam ajuda para tirar os seus filhos das drogas e distribuiu 30 CDs. E disse ainda que o evento foi um sucesso e que quando os jovens se recuperam eles buscam tirar os amigos do mau caminho, e os encaminham ao projeto. Ela está com seu carro apreendido pelo Detran e assim, não pode sequer “tocar” sua própria vida. “Meu carro foi mais uma vez retirado legalmente”, desabafa Nelma.

Nelma Suely pede para quem quiser ajudar ao projeto Nova Vida é só ligar para 33623071 ou 87853593.

Imagem: Ilustração

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com