32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Quadra chuvosa do Ceará termina acima da média; aporte hídrico é positivo

sexta-feira, 07 de junho 2024

Dados têm relação direta com precipitações entre fevereiro e março, principalmente, afirma Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

Redação O Estado CE

Números foram divulgados nesta sexta-feira (7) / Foto: Site Funceme / Reprodução

A quadra chuvosa do Ceará, entre fevereiro e maio, terminou acima da média este ano. Com acumulado de 764 milímetros no Estado, o desvio positivo foi de 25,4%, considerando que a normal climatológica para o quadrimestre é de 609,2 mm. O desvio, dado em porcentagem, significa o quanto a chuva será acima ou abaixo da média.

Os dados têm relação direta com as precipitações entre fevereiro e março, principalmente, afirma a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). “Nestes meses, os acumulados foram mais expressivos, puxando o acumulado final para cima”, diz texto institucional do órgão, que acrescenta que “o primeiro apresentou um desvio de quase 100%, já o segundo, de 13%”.

ÁGUA PARA AÇUDES
O aporte hídrico foi positivo também: o Ceará tem, neste momento, 44 açudes sangrando e 37 com volumes acima dos 90%, aponta a Funceme. Os reservatórios com os melhores índices estão localizados nas bacias Metropolitana, Curu e Litoral.

O Castanhão, principal do Estado, começou a quadra deste ano com cerca de 24% do seu volume total e hoje está com 36%.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com