32 C°

domingo, 7 de agosto de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Sesa confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Ceará

quarta-feira, 29 de junho 2022

A Secretaria de Saúde do Ceará ( Sesa) confirmou nesta quarta-feira (29), o primeiro caso de varíola do macaco no Ceará. De acordo com a pasta, o paciente mora em Fortaleza, e tem o histórico recente de viagens pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução

Recentemente no Ceará foram descartados alguns casos suspeitos, outros 11 casos seguem em investigação. As recomendações de prevenção a doença continuam no Ceará.

“Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, diz a Sesa.

A Secretaria de Saúde do Ceará fará uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30), com mais informações sobre o caso confirmado da doença.

Varíola dos macacos

Doença que se assemelha à varíola humana – erradicada em 1980 –, a monkeypox (varíola dos macacos), ocorre principalmente na África Central e Ocidental. Os casos são frequentemente encontrados perto de florestas tropicais onde há animais que carregam o vírus.

Evidências de infecção pelo vírus da varíola dos macacos foram encontradas também em esquilos e em outros roedores. A transmissão para humanos pode ocorrer pelo contato com um animal ou um humano infectado, principalmente, por meio de gotículas respiratórias.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Mais conteúdo sobre:

Doenças pandemia Sesa Variola dos macacos

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com