26.1 C
Fortaleza

Tentando soterrar crise da gestão, Elmano põe 1.077 soldados na rua em 15 dias

Por Kelly Hekally

Em nova solenidade marcada para esta sexta (12), total de 240 agentes de segurança pública serão apresentados na Praça do Ferreira. Governador participa da solenidade

Governador Elmano de Freitas (PT), ao fundo, escolheu secretário Roberto Sá para reverter cenário problemático de segurança pública do Ceará / Foto: Reprodução / Site Governo do Estado

Após duas solenidades realizadas em cerca de 15 dias para oficializar a ida de 837 soldados estaduais às ruas do Ceará em meio a maior crise de seu 1,5 ano de mandato, o governador Elmano de Freitas (PT) entrega nesta sexta-feira (12), em nova solenidade, um efetivo de 240 agentes de segurança pública para reforçar policiamento. No total, considerando o de logo mais, são 1.077 soldados.

A cerimônia está prevista as 17 horas, na Praça do Ferreira, no Centro, e é uma resposta do petista aos números que levantam críticas de adversários políticos a seu governo em ano de eleições municipais e que culminaram com uma veloz substituição de secretariado.

À frente da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) há 38 dias, Roberto Sá é o nome de Elmano para virar a chave diante de problemáticas como facções criminosas e número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI).

O levantamento mais recente da pasta estadual afirma que houve, no mês passado, diminuição de 14,4% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como roubos, comparado a junho do ano passado. “Foram 3.003 ocorrências no período, contra 3.509 registros no mesmo mês de 2023”, aponta a SSPDS a partir de dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

“Em Fortaleza também houve redução nos roubos no período levantado […] a retração ficou em 9,7%, com 2.162 registros contra 2.393 ocorrências em junho do ano passado. Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), os roubos caíram 25,7% com 455 ocorrências no sexto mês de 2024 contra 612, em 2023”, diz também a gestão.

CRISE EM ANO DE ELEIÇÃO
A pauta segurança pública é plataforma política para os nomes postos à Prefeitura de Fortaleza, como o prefeito José Sarto (PDT); o ex-secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil); o deputado federal André Fernandes (PL); o senador Eduardo Girão (Novo); e o produtor cultural Técio Nunes (PSOL).

Pré-candidato do PT e aliado de Elmano, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), apesar de ter aparecido mais nas redes sociais na última semana, tem evitado tratar do tema.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img