27.8 C
Fortaleza

Deputados: só 3% foram a todas as sessões

Todos os escândalos do PT
passam pela Casa Civil
Rubens Bueno (PPS-PR) ao lembrar que todos
os chefes da era PT estão enrolados

A penas 19 deputados federais participaram de todas as 125 sessões deliberativas realizadas pela Câmara em 2015. O número representa pífios 3,7% dos 513 parlamentares da Casa. A maior parte de suas excelências dá um jeito de se justificar e não tem nenhum centavo cortado do salário. Quem mais se ausentou, nem se deu o trabalho de dar explicação, foi o deputado Guilherme Mussi (PP-SP): 30 faltas.

Abandono de serviço
Wladimir Costa (SD-PA) e Paulo Maluf (PP-SP) têm, respectivamente, 105 e 74 ausências entre justificadas e não justificadas.

Falta abonada
Nem o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem 100% de presença. Teve uma falta, que foi dada como justificada pela Casa.

Na nossa conta
Cada deputado custa até R$ 1,8 milhão por ano, contando benesses como auxílio moradia, cota parlamentar, verba de gabinete, carro, etc.

Palhaço assíduo
Constantemente ridicularizado, Tiririca (SP), puxador de votos no PR, é um dos 19 deputados presentes em todas as sessões da Câmara.

Capital dos Cosméticos
Datada de 29 de dezembro, a Lei 13.232
confere ao município de Nova Iguaçu (RJ) o título de Capital Nacional dos Cosméticos.

Nome aos bois
Do total de leis irrelevantes criadas no ano passado, cinco concedem nomes pomposos a rodovias, pontes, hospitais e aeroportos.

Heróis da Pátria
Três leis criadas inscrevem políticos no “Livro dos Heróis da Pátria” e uma declara o Patrono do Material Bélico da Aeronáutica.

Pé no acelerador
O presidente da CPI dos Fundos de Pensão, Efraim Filho (DEM-PB), já avisou: “sabemos quem perdeu: os aposentados. Vamos pra cima de quem lucrou em detrimento deles”. Efraim prometeu um mês de fevereiro de altíssima velocidade nas investigações da comissão.

Divergência aberta
Foi aberta a primeira divergência do ano entre Eduardo Cunha e Michel Temer. O vice pediu pacificação em torno da recondução de Leonardo Picciani a líder da bancada peemedebista. Cunha é contra.

Nome da vez
O deputado Newton Cardoso Jr. (MG) é o atual queridinho dos rebelados peemedebistas para assumir a liderança da bancada na Câmara. Insurgentes querem derrubar Picciani (RJ) em definitivo.

Terceiro turno?
“Precisamos acabar com esse terceiro turno, porque a economia está derretendo”, afirma o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) sobre a crise política, que arrastou a economia brasileira para a lama.

Retórica inútil
A oposição não poupou críticas ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), pelo atraso no pagamento dos salários de servidores. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) foi taxativo e disse que agora o PT entendeu: “retórica não resolve os problemas”.
Hora errada
Dirigentes do PT têm recebido uma enxurrada de reclamações dos prefeitos da sigla contra a agenda do Planalto para 2016. Condenam a ressurreição da CPMF e a reforma da Previdência em ano eleitoral.

Medo
de perder
De férias, o garotão Leonardo Picciani (RJ) pediu ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o ‘envio’ de dois secretários à Câmara, dia 3 de fevereiro, para ajudá-lo na luta para manter a liderança do PMDB

Corpo mole
Médicos contratados do hospital Dom Hélder Câmara (PE) acusam o governador Paulo Câmara (PSB) de fazer corpo mole para resolver o problema de atraso nos salários. Estão há três meses sem receber.

Pensando bem…
… se desprezar o tamanho da crise foi “o maior erro” de Dilma, o do brasileiro foi superestimar a presidente.

A dona da voz

Interventor em Minas, Benedito Valadares era apaixonado pela voz melodiosa de uma locutora de Belo Horizonte, como lembra o escritor Petrônio Souza. Mas se a voz era bonita, a moça era feia de dar dó. Como a paixão é cega, os assessores de Valadares resolveram promover um encontro da locutora com o fã ilustre. Foi um desastre: ao ser apresentado à moça, no Lacmè, antigo ‘point’ político e cultural da cidade, a paixão de Valadares parece ter entrado em estado de choque. Ele apenas balbuciou:
– É este fantasma que tem aquela voz maravilhosa? A pobre locutora morreu com raiva do fã que preferia não tê-la conhecido.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img