27.8 C
Fortaleza

Academia de Letras dos Municípios em evidência

 

Verdade. Uma das últimas e importantes solenidades do finzinho do ano passado, já às portas do Natal, foi a Festa de Congraçamento, entrega de vários títulos honoríficos a personalidades de diferentes segmentos da vida cearense e a apresentação da 13ª Revista Ilustrada, por parte da ALMECE- Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, que tem na presidência o escritor, jornalista e radialista Francisco Lima Freitas. O evento deu-se na Casa de Juvenal Galeno, em noite bastante movimentada e alegre, dentro do sentimento de Natal/2015, com apresentação dos cantores líricos Alvarus, Auzeneide e participação da considerada Musa do Piano, Haydèe Campelo. A abertura coloquial pelo presidente Lima Freitas e a presença dos agraciados, familiares e convidados já dava um tom de que “o espetáculo está só começando”, como afirmou. Lima Freitas ressaltou a importância da Academia, integrada por autores e profissionais da área cultural e de educação, representando muitos municípios do Ceará, além da capital e até de estados vizinhos. Depois da formação da Mesa que dirigiu os trabalhos, o primeiro momento da noite foi a estrega da Medalha de Sócio Emérito daquela Arcádia à Crislene Gomes de Moraes e Francisco José Moreira Lopes (este, além de escritor e portador de várias formaturas, é radialista e dirigente do IBGE, no Ceará).

Honorário
Outro momento muito importante foi a entrega de certificado de presidente honorário da entidade ao seu fundador, João Batista Lima, que mereceu saudação especial do reconhecido grande orador Ernani Rocha Machado. Outro momento muito significativo foi a entrega do Troféu Darcy Ribeiro ao prefeito Átila Câmara, de Maranguape, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em seu governo, no que diz respeito à animação da cultura e educação, sendo lembrado na oportunidade pelo presidente Lima Freitas, a restauração, ampliação e reinauguração da Casa Chico Anísio, restauração de inúmeras unidades de ensino e a valorização da cultura em si, com a indicação do maestro Teta para a Secretaria de Educação, também outro homenageado da noite, com o destaque do Mérito Cultural, no caso, ele, José Eliomar Nunes Costa, Paulo Roberto Neves, Demitri Túlio e Eliene Magalhães. (No flagrante, o secretário de educação, maestro e homenageado Teta, o prefeito exibe seu troféu e este jornalista o certificado de Acadêmico Honorário, que recebi na companhia da ex-prefeita Iara Guerra (de Caucaia) e do poeta Barros Alves).

Mais detalhes
A festa da Academia de Letras dos Municípios do Ceará também homenageou com a Medalha Dom Helder Câmara “O Artesão da Paz”, o considerado jurista Neuzemar Gomes de Moraes, já integrante daquele sodalício. Dr. Neuzemar fez um dos mais aplaudidos discursos de sua brilhante carreira com vitorioso advogado com atuação vigorosa nas áreas cível e criminal. O vice-presidente da Academia, poeta, escritor, radialista e jornalista Vicente Alencar, foi indicado para saudar o homenageado Francisco José Moreira Lopes “Dedé Lopes” e o acadêmico Paulo Roberto Neves, que é secretário do Meio Ambiente em Maranguape falou e saudou dos demais homenageados.

Coquetel e jantar
Ao lado de minha mulher, dona Regina e do meu primogênito, Antonio Viana de Carvalho Junior, nos integramos às várias caravanas de amigos dos demais homenageados que ao final todos foram presenteados com coquetel, diversificada quantidade de salgadinhos e jantar. O conterrâneo Lúcio Feitosa referia-se à festa como “um marco positivo de reconhecimento dos que se destacaram de uma maneira geral, mas, sobretudo, no que se refere aos vários homenageados da terra de Chico Anísio e Capistrano de Abreu, em clima de muita animação, própria para a época de fim de ano”.

Pioneirismo
A União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), presidida pelo vereador de Camocim, Cesar Veras, vem inovando no que se refere à formação de imagem pública legislativa. Já no segundo semestre do ano passado, a entidade estruturou um serviço ativo e em franca produção de pesquisa enfocando de forma direta as principais ações inovadoras que norteiam o mundo parlamentar. Para o presidente César Veras, um dos principais objetivos do projeto é qualificar os mandatos legislativos levando as câmaras municipais ao aprimoramento técnico capaz de apontar soluções para as inúmeras questões que envolvem os municípios.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img