28.5 C
Fortaleza

Acintes à Justiça

Se a presidente Dilma Rousseff, como prometeu – sob os aplausos dos seus apaniguados – “for se aproveitar da vasta vitrine mundial na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, para detratar os políticos e a Justiça brasileira, estará prestando um desserviço ao País e será um ato profundamente nocivo aos interesses do povo brasileiro”. Foi como se expressou o senador Aloísio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Aloysio Nunes, enviado pela Câmara Alta a Nova York, para dar os devidos esclarecimentos sobre possíveis denúncias de “golpismo” da Presidente. O importantíssimo evento reunirá mais uma centena de nações, para a assinatura do Acordo de Paris, sobre mudanças de clima, será crucial para salvar e melhorar bilhões de vidas humanas. Como adiantava Nunes, caso Dilma realmente assim se comportar, estará mostrando “pegar corda” de Wagner e Cardozo, seus mais próximos e aflitos “anjos da guarda”, assim como de deputados e senadores dilmistas e lulistas fanáticos. Acresça-se a isso que, a Presidente, ao decolar para NY, levava, entre “itens” da sua bagagem declarações diplomáticas, mas nem por isso menos incisivas dos ministros Gilmar Mendes, Celso Mello e Luís Fux, com as quais conseguem desmontar cabalmente todas as argumentações de Dilma sobre a “ilegalidade” do “impeachment”, que ela classifica como “golpe”. Como reforço ao trabalho do senador Aloísio, a Câmara enviou a Nova York os deputados José Carlos Aleluia (DEM-BA) e Lauro Filho (PSB-SP), a quem caberá rebater as mágoas e as represálias do Presidente em queda livre.

Força de um Poder O vereador Salmito Filho (PDT), presidente da CMFor, defende que o próximo pleito seja visto como grande chance para que as câmaras municipais, uma vez elegendo vereadores de nível, competentes e respeitáveis, tenham a força que o povo lhes confia.

Desorientação Na AL, o deputado Roseno (Pros) vê a excessiva troca de partido, como altamente prejudicial e lideranças do interior dispostas a ser leais aos partidos pelos quais optaram.

Para o… jovem vereador Pedro Matos (PSDB), tem-se a impressão de que as autoridades estão “conformadas” em ver “Fortaleza com o dobro da média nacional de homicídios”.

Contraste Em meio ao “rescaldo” da votação do “impeachment” pela Câmara, o deputado Adail Carneiro, perdeu correligionários no Ceará, mas ganhou prestígio no PP nacional.

Decisivos… serão os próximos meses para o Ceará, tendo em vista a liberação da concessão do Aeroporto Pinto Martins. É ficar de olho no grupo que arrematar aquele equipamento.

Coincidentemen-
te… foi aprovado, na AL, o mais suprapartidário dos projetos que ali tramitavam: a isenção de impostos para todas as atividades relacionadas com a implantação do hub.

Aliança esperada Na visão do deputado Danilo Forte (PSB), é tido como certo que o PSDB e o PMDB marcharão com a candidatura do deputado Heitor Férrer, o nome mais competitivo.

Foi buscar lã… e saiu tosquiado. É essa a situação do ex-presidente Lula, que achacou de “acovardado” o STF, e agora vê aquela entidade sem interesse de confirmá-lo ministro.

Urgência Entre as preocupações do vice-presidente Temer a prioridade absoluta do seu futuro governo, será harmonizar os Ministérios do Planejamento, da Fazenda e BC.

Pode anotar O PDT de Fortaleza, depois do “show” de lealdade para com o PT no caso da votação do “impeachment” vai aumentar suas cobranças de “gratidão” dos petistas…

Para deputados… aliados de Temer no Ceará, ele precisa de apoio para rejeitar, a qualquer custo, a defesa de nova eleição. “É malandragem de quem já perdeu o poder”, diz Temer.

A ministra… Theresa Moura, relatora do processo de anulação da chapa Dilma-Temer, pediu mais provas. Pelo visto, ela parece disposta a preparar, para logo, o relatório do processo.

“A proposta de novas eleições é absoluta falta do que fazer. Dilma não tem mais condições de propor coisa nenhuma”. Senador Aloísio Nunes (PSDB-SP) presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img