28.4 C
Fortaleza

Anjos do final de ano

Causa-me espanto e indignação o comportamento de muitas pessoas no final do ano. Muitas vezes, sou radical em alguns posicionamentos e um destes é este fato que vou relatar agora.

Menosprezar às pessoas, humilhar, nunca ajudar o seu semelhante, achar que é o melhor em tudo, arrogância, prepotência, hipocrisia, fingimento e inveja são características que fazem parte de determinadas pessoas durante todo o ano. Aí chega o mês de dezembro e baixa o “santo” nestes indivíduos, pessoas desprezíveis que passam a ser um anjo momentaneamente. Juntam alguns presentes e doam para os mais carentes. Como se isto deletasse todo o seu comportamento durante todo o ano que passou. Muitos podem não concordar com o que estou a defender, alegando que pelo menos tentaram ser bom um dia. Isto é inadmissível passar 360 dias do ano sendo ruim e levado pelo espírito natalino praticarem uma boa ação.
Somos testemunha de casos de idosos ou mesmo jovens estarem sozinhos em sua vida por que são seres ou foram pessoas insuportáveis e colhem o que plantaram durante a sua existência. Culpam os outros por estarem naquele situação e não fazem uma autoanálise como comportaram-se com seus familiares, amigos e semelhantes.
É a vida!

Coluna passada
Em uma coluna de algumas semanas passadas escrevi uma cabeça “Somos uma Rapariga”. Para o leitor que não teve oportunidade de ler, o tema era sobre a desunião, a submissão e complexo de inferioridade da maioria de nossos políticos nordestinos. Que não lutam pelo grande problema de nossa região, que é a falta de água. Como também o preconceito da imprensa e dos políticos sulistas em relação ao nosso povo. Afirmei que éramos raparigas porque mesmo sabendo desta realidade continuávamos elegendo os mesmos políticos. Apanhando, apanhando e gostando. Em todo meio há exceções. Sou testemunha do trabalho do deputado federal Danilo Forte, deputado estadual Carlos Matos, Zezinho Albuquerque e dos senadores Tasso Jereissati e Eunício Oliveira que sempre estão denunciando o sofrimento do sertanejo e reinvindicando para a construção do trecho que está dentro de nosso Estado da Transposição do Rio São Francisco. O governo de Lula e Dilma, após oito anos no poder prometeram a conclusão da Transposição e todo ano de eleição, em palanques do interior do Estado, enganavam os bestas. Hoje quem mais sofre esta estiagem é o Governo de Camilo Santana, que tenta unir as forças de nossos representantes e foi a Brasília por diversas vezes para sensibilizar Dilma e agora Temer dos dias difíceis que passa o sertanejo e ameaça de faltar água também em Fortaleza. “Todos pela Água, é convite que o governador Camilo está fazendo para a realização de um Encontro sobre a Convivência com a Seca e a Transposição do Rio São Francisco, a realizar-se no Palácio da Abolição, no próximo dia 2 de dezembro, às 9h30.

Relembrando para os idosos
O Estatuto do Idoso foi criado com o objetivo de regulamentar e proteger os direitos de quem já atingiu idade de 60 anos. É bom sempre lembrar de alguns direitos, porque muitos brasileiros idosos e familiares desconhecem. Reserva de habitações; Lazer, cultura e esporte; Entidades ou associações de atendimento ao idoso; Gratuidade e assentos reservados nos transportes públicos; Atendimento preferencial no sistema de saúde, em filas, na justiça; Aumento na mensalidade dos planos de saúde apenas na data do fechamento do contrato e pena para casos de violência, negligência ou abandono contra idosos.

Comemorações do ICC
Para abrilhantar ainda mais o mês de comemorações do 72° aniversário do Instituto do Coração do colocado no ar um novo site da entidade. Através do site pacientes e visitantes poderão realizar o pré-agenda mento de consultas e exames, entender o passo a passo para o tratamento no ICC. Pesquisar procedimentos e planos que são aceitos, buscar por especialistas do corpo clínico e informar-se sobre horários de visita e conhecer os números da Instituição. O objetivo maior do projeto é uma aproximação mais efetiva entre o hospital e seus clientes “O objetivo do site é mais moderno, interativo e funcional. O portal incorporou novas tendências de design. O resultado é um ambiente visualmente clean, com navegação ágil e intuitiva e linguagem objetiva”, afirma Vanessa Benigno, gerente de Marketing do ICC.

Confraternização CDL
O presidente da CDL, Severino Ramalho Neto e a diretoria da entidade convidam para tradicional festa de confraternização natalina do comércio. Na ocasião será outorgada o Troféu Iracema ao lojista do ano empresário Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley, das lojas Apiguana. O evento ocorrerá dia 9 de dezembro, no La Maison Coliseu.

Acervo Contemporarte
A galerista Ignez Fiúza será homenageada com a exposição Remanescer, na Galeria Contemporarte. O projeto será realizado entre os dias 10 de dezembro e 3 de fevereiro e conta com parte do acervo da saudosa Ignez, reunindo obras de artistas locais como: Anderson Medeiros, Afonso Lopes, Aldemir Martins, Barbosa Leite, Carmélio Cruz, Chico da Silva, Floriano Teixeira, Gilberto Cardoso, Iberê Camargo, José Guedes, José Tarcísio, Maciej Babinski, Milton Dacosta, Otto Cavalcanti, Sergio Lima, Sergio Pinheiro, Sérvulo Esmeraldo e Siegbert Franklin.

Quem Planta Colhe
Carlos Santorelli

Quem planta vento colhe tempestade
Quem planta ódio colhe rancor
Quem planta intriga colhe maldade
Quem planta o mal colhe o desamor

Se você semear o bem
Vai colher o bem também
Se você semear amor
Vai colher amor

Quem planta a guerra não colhe a paz
Quem planta ira colhe ingratidão
Quem planta areia colhe deserto
Quem planta mágoa colhe solidão

Se você semear o bem
Vai colher o bem também
Se você semear amor
Vai colher amor

Quem planta inveja colhe egoísmo
Quem planta raios colhe trovão
Quem planta lágrimas colhe tristezas
Que traz a dor para o coração

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img