28.4 C
Fortaleza

Após a (curta) bonança, a procela

O Congresso Nacional, mesmo tornando o Carnaval dos legisladores, “esticando” para 12 dias (só perde para o Carnaval da Bahia!), deve estar preparado para um dos períodos mais tormentosos e confusos da sua História. Caso único na História Política dos países do Ocidente, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal terão de conviver, ou sobreviver a vários focos polêmicas das mais agudas já enfrentadas naquelas duas casas que, para começar, têm como presidentes dois políticos com o nome “atolado” nas trapalhadas investigadas pelas operações Lava Jato, Zelotes e outras.

Paralela e simultaneamente, há o caso do julgamento do “impeachment” da presidente Dilma, o qual, aprovado ou não, tem tudo para prejudicar a tramitação e aprovação de todas as ações urgentes, de interesse do Governo e, principalmente, do povo.

Na sequência, existem várias matérias urgentes, cada qual de mais difícil aprovação, entre as quais a nova CPMF, a reforma Previdência, de uma para “coroar a obra” da bagunça que se estabeleceu naquele poder, surge a “janela” a ser aberta para que políticos mudem de partido sem perder o mandato.

A grande indagação de todos os brasileiros é: como poderão a Câmara e o Senado, mergulhados em todas as dificuldades frutos dos assuntos anteriores, votar e aprovar matérias urgentes, exigidas pela sociedade como as leis do Antiterrorismo, Estatuto do Desarmamento, Porte e Consumo de Drogas e muitas outras? Ante tantos óbices ao funcionamento desse poder, é admissível crer que, pelo menos, em termos de funcionamento normal e produtivo o primeiro semestre deste ano está irremediavelmente perdido.

Saúde do povo Ontem, na Catedral da Sé, o arcebispo de Fortaleza D. José Antonio realizou celebração alusiva à Campanha da Fraternidade – 2016. Hoje, no Centro Pastoral Mãe da Igreja, ele lança a Campanha, cujo tema é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, durante entrevista coletiva.

A propósito… do tema da referida campanha, deputados, em peso, aplaudem o direcionamento dessa ação liderada pela CNBB, quando todo o País inteiro se une pela saúde de todos os brasileiros.

O Carnaval.. do Legislativo Federal iria até o dia 16, mas o presidente da AL, José Albuquerque, quer todo mundo trabalhando hoje, para a aprovação de matérias importantes e urgentes.

O reajuste… dos salários dos servidores públicos preocupa o governador Camilo, que mesmo querendo mostra-se preocupado com a responsabilidade de pagar em dia os salários deles.
A propósito… dessa preocupação do Governador, levantamento feito a respeito da situação dos estados em relação a LRF, mostra que o Ceará está entre os cinco apenas em situação de alerta.
Acertada a…

indicação do deputado Carlos Matos (PSDB), à presidência da Subcomissão para o Combate ao “Aedes Aegipty”. Ele poderá contar com mais de 10 deputados médicos.
Kassab… o mandão “exumador” de partidos mortos ou extintos (tipo PSD e PL), deu recado aos dirigentes do PSD local: se quiserem conquistar votos, terão de ter candidato em Fortaleza…

Suspense no PT
De Brasília, vem a notícia de que 25 deputados federais descontentes do PT movem-se febrilmente com um objetivo que apavora aquela sigla: a fundação de um novo partido.
A primeira… reação sobre o assunto, veio do ex-governador do RS, e ex-presidente do PT: “De nada adianta a criação de novos partidos, sem a reestruturação do caótico sistema político”.
Política ingrata Há 24 anos a serviço do PMDB, e com seis mandatos, o vereador Carlos Mesquita, o último e maior “juracisista” vivo, sem ambiente, ingressa no Pros, que ganha grande quadro.
Grande JK! Em Brasília, confirmada mais uma merecida homenagem ao inesquecível presidente JK. Ele terá a sua estátua no Panteão da Pátria Tancredo Neves, ao lado de Leonel Brizola.

“Esperamos que possa surgir um novo modo de fazer política desse processo doloroso que estamos vivendo. O povo não aguenta mais corrupção, e será o juiz dos candidatos”. D. Sérgio Rocha, arcebispo de Brasília, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img