30.1 C
Fortaleza

Assembleia apoia ações da UNnale para seminário

 

Foi realizado através do Gabinete da Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na última sexta-feira, 29, importante encontro com membros da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), para tratar da realização do I Seminário Saúde “Responsabilidade dos entes Federados e Pactuação”, programado para o dia 10 de março vindouro, em Fortaleza. O certame acontecerá no âmbito do Poder Legislativo Estadual, devendo apenas ser definido o local: Plenário 13 de Maio, Auditório Murilo Aguiar ou Auditório João Frederico Ferreira Gomes. Destaque-se que, mesmo tendo estado ausente, por força de viagem inadiável para contatos políticos e inaugurações em municípios da zona norte do Ceará e, principalmente, em Camocim, onde a prefeita é sua esposa, Mônica Aguiar, o primeiro secretário da AL/CE, deputado Sérgio Aguiar (foto), acompanhou a reunião, através de sua assessoria parlamentar. No encontro, o deputado Carlos Felipe (PCdoB), recebeu a comitiva da deputada estadual de Sergipe, Goretti Reis, do DEM.

Saiba mais
Através da Assessoria de Comunicação da primeira secretaria, toda a imprensa fortalezense, ainda na sexta-feira e final de semana, ficou informada que o Seminário da Unale, em março de 2016, que versará sobre Saúde, vai permitir a reflexão acerca do SUS, ações e serviços públicos de saúde executados pelas três esferas de Governo. Prefeitos, secretários municipais de saúde e demais funcionários do setor, afora outros interessados vão participar do evento. Nossa coluna aqui em O Estado, com este jornalista e Marcos Saraiva, entramos em contato telefônico com o deputado Sérgio Aguiar e ele confirmou que a Mesa Diretora da AL/CE, à frente o deputado José Albuquerque, dará incondicional apoio para o êxito do seminário.

Reinício hoje
Após o recesso parlamentar do fim do ano passado e começo de 2016, as atividades da Assembleia retomam “pra valer”, a partir desta terça-feira, inclusive, não apenas com a volta dos senhores e senhoras deputados, mas com a presença do próprio governador Camilo Santana, que vai discorrer sobre a mensagem do seu Governo para o corrente ano. Sem qualquer dúvida, aproveitará para conversar com os ex-colegas deputados e com a imprensa a respeito das novidades que vem por aí. Aguardemos.

Eleições são o foco
De agora para frente o noticiário político (em rádio, jornal, televisão e redes sociais), sem qualquer dúvida, vai focar com mais intensidade a preparação das eleições de outubro vindouro.Vão estar em disputa apenas os cargos de prefeito, vice e vereador, em todos os municípios brasileiros. Com regras novas, prazos e outras articulações próprias do período.

Candidaturas
Em Fortaleza, já se fala e, abertamente, da possibilidade do prefeito Roberto Cláudio (PDT), vir a formar a maior coligação partidária de todos os tempos, em apoio à sua reeleição. Eu e Marcos Saraiva, aqui neste espaço e no Política Especial, na Cidade AM 860, já ocupamos o tema em várias oportunidades. É notório que o prefeito tem mais chances que os demais concorrentes de formar uma coligação mais ampla, visando tempo de rádio e televisão. E por que? Ele, o prefeito tem o que oferecer: participação no governo e atendimento de solicitações comunitárias e políticas.

E os nomes?
São os mesmos do fim do ano passado, com alguns acréscimos ou até decréscimo. Acréscimo: o PHS de Tin Gomes não abre mão de disputar. Decréscimo: o PSC que ensaiou uma provável candidatura com o jovem deputado Bruno Pedrosa, desistiu, vai apoiar RC, pois, o mais jovem parlamentar sequer transferiu seu domicílio eleitoral de Ipu para Fortaleza. Além de Roberto Cláudio (PDT) e Tin Gomes (PHS), o PSB e o PR têm os pré-candidatos lançados há bastante tempo, no caso, Heitor Férrer e Capitão Wagner.

E tem mais
O PMDB está definindo se lança mesmo o deputado federal Vitor Valim ou se participa de uma aliança onde entrariam, dentre outros, o PR. Mas, está assegurada a pretensão do Psol de lançar o deputado Renato Roseno, o PSDB tem algumas opções, no caso, os deputados Carlos Matos e Raimundo Matos e ou participar de uma coligação e o PRB, do deputado federal Ronaldo Martins também não se definiu ainda, em definitivo. Depois do Carnaval, que já começa sábado, vamos ter maior e mais intensa movimentação nos bastidores da política.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img