30 C
Fortaleza

Balde de água fria no futuro climático do planeta

O Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) revelou que 13,2 milhões de pessoas foram afetadas por desastres ambientais, entre janeiro e outubro de 2015, na América Latina e Caribe. A agência da ONU alertou em uma publicação divulgada dia 13, que o fenômeno climático El Niño pode agravar esse quadro, aumentando o número de vítimas.
Os dados apresentados no documento mostram que o número de afetados nesses meses de 2015, supera o de 2014, que somou 11,4 milhões. Segundo o relatório, os períodos de seca seguidos de chuvas excessivas causaram o maior impacto humano, totalizando 7 milhões de pessoas afetadas. A situação reflete as alterações climáticas, e o fenômeno segue provocando cenários catastróficos, preocupação e expectativas.

Dia 30, começa na capital francesa a esperada 21ª Conferência das Partes (COP 21). A cimeira da Organização das Nações Unidas (ONU) reunirá chefes-de-estado que discutirão o futuro climático do planeta com a expectativa de fechar um acordo final para frear o aquecimento global e impedir que a temperatura suba mais de dois graus Celsius até o fim do século.

Mas, o atentado terrorista da última sexta-feira, em Paris, já jogou um balde de água fria no futuro climático do planeta. Já estão cancelados todos os eventos paralelos, e somente os eventos oficiais da ONU, e considerados essenciais à Cúpula do Clima, acontecerão. A apreensão é grande, afinal, tão ameaçadoras quanto o terrorismo, são as mudanças climáticas.
Eco Experience. Pela primeira vez, acontece no Brasil e em Fortaleza, o encontro dos Projetos de Troca de Resíduos por Bônus na Conta de Energia. Dias 19 e 20 (quinta e sexta) a Coelce recebe representantes de diversas empresas – gestores de projetos, profissionais da área de energia e palestrantes – para o evento que discutirá temas relevantes sobre reciclagem e eficiência energética. O meio ambiente agradece.

3ª Edição do Fórum Anual das Iniciativas Empresariais, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV-EAESP, acontece, hoje, no Auditório Itaú da FGV, em São Paulo. Entre os temas em debate: Plataforma Empresa pelo Clima (EPC); Inovação e sustentabilidade na cadeia de valor serviços ecossistêmicos, entre outros.
O2 em Fortaleza. Com “foco na atual crise hídrica do País e no temor de um possível colapso causado pela falta da água nos municípios cearenses”, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) realiza, entre os dias 21 a 25 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, mais uma edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2.

REFLEXÃO: “A transição das sociedades industriais em direção à sustentabilidade está se realizando em meio a uma desordem generalizada.” Hazel Handerson, economista e futurista.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img