27.8 C
Fortaleza

Chance de ser grande

O PDT-CE, quem diria, virou, como num passe de magia, o maior partido político do Estado. Quem não conhece os meandros da política cearense da “Era Ferreira Gomes”, poderá ver nesse episódio um fenômeno raro na política do nosso estado. Não é nada disso, já que o mesmo aconteceu, em curto espaço de tempo, com outros partidos, como PPS, PSB e, mais recentemente, o Pros. É uma questão de esquema político bem montado, com vários motivadores, incluindo-se a falta de firmeza de muitos políticos, fragilidade ideológica dos partidos, venalidade de muitas lideranças e de grande parte do eleitorado.

Estamos diante de uma nova filosofia, a do grupismo. Nos anos 40-50-60, havia poderosos partidos, onde se destacavam grandes líderes, em torno dos quais gravitavam outras lideranças, num sistema hierárquico de forças, respeitado em nível nacional, estadual e municipal. Extintos esses portentosos e históricos partidos, tipo PSD, UDN e PTB, iniciou-se uma sequência de partidos, geralmente improvisados e constituídos ao sabor dos interesses e exigências do momento, e que têm sumido muito mais rápido do que os partidos antigos.

Como partidos de grande porte não têm resistido à desordem política, alguns deles, de porte médio e até alguns pequenos terminam sendo a saída para os grupos políticos bem estruturados, como o dos meninos de Sobral, que podem inflar um deles e ter revoluteando em seu torno outros partidos mais modestos e controláveis. Não deve causar susto o presidente regional do PDT, André Figueiredo, afirmar que a sigla, respeitando os aliados, mira 100 prefeituras. É o grande momento para a sigla, que nem com Brizola cresceu no Ceará. Quanto à duração desse inesperado espasmo de grandeza, é bom não arriscar em apostas muito altas.

Vai sair Segundo informa o ex-deputado Mário Hélio, o deputado Vítor Valim vai trocar o PMDB pelo PSC. Bem colocado nas pesquisas, ele será o candidato do seu novo partido.

Na CMFor… o presidente Salmito Filho convocou reunião de líderes para analisar queixas de vereadores sobre dificuldades para a provação de matérias não oriundas do Poder Executivo

Apesar da… aparente frieza com que tem sido abordado na AL o polêmico tema chamado “janela”, fala-se ali que poderá chegar a 20 o número de deputados que mudarão de ninho. Numa boa.

Recado I… dos colegas de PT da deputada Luizianne, que discordam de candidatura própria em Fortaleza: ela se equivoca ao pensar que terá ao seu lado todos os opositores num segundo turno.

Recado II Também o presidente regional do PT, De Assis, alerta à loira: o governador Camilo é a maior liderança do partido no Ceará, e que a sucessão de Fortaleza terá de passar por ele.

Denúncia… do leitor Marcolino Neto (Cidade dos Funcionários) à coluna: tem programa radiofônico em Fortaleza, preocupado apenas em denegrir e desacreditar o juiz Sérgio Moro!

Não pegou… nada bem o deputado Capitão Wagner (PR) deixar escapar que com a Prefeitura de Fortaleza, o seu PR poderá eleger vários policiais militares e civis, bombeiros etc, para a AL…

No final… da semana, o deputado Danilo Forte (PSB), dando uma de “carregador de piano”, coordenou encontros regionais do partido com 15 municípios do Litoral Leste e do Cariri.

Posse O governador Camilo e outras autoridades prestigiaram, ontem, a posse do delegado paranaense Delano Cerqueira Bunn, na Superintendência Regional da Polícia Federal.

O delegado… Delano Cerqueira, entre outros pontos, já cumpriu tarefa na ONU, sendo especialista em Lógica de Mobilização Nacional, além de formado pela Escola Superior de Guerra.

Bem na foto Segundo a revista Exame, Sobral encabeça a relação das 500 melhores cidades do País em educação. Entre os 10 primeiros, estão Groaíras (2ª), Porteiras (3ª) e Brejo Santo (10ª).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img