30.1 C
Fortaleza

Conheçam seus direitos

Há seis anos tive a ideia de criar aqui no jornal o Estado, o caderno Direito & Justiça, na qual sou editora, com o objetivo de aproximar a justiça da população e para nossos leitores conhecerem de seus direitos. No Brasil existe milhares de leis que dão inúmeros direitos a nós cidadãos que desconhecemos. Os direitos e garantias fundamentais que estão resguardados em nossa lei suprema, que é a Constituição Federal, é desrespeitado de início logo pelo próprio governo.
Os artigos existente no Código do Direito do Consumidors é constantemente desobedecido. Proprietários de estacionamentos colocam aviso que não se responsabilizam pelos pertences deixados nos automóveis e desobedecem o período de tolerância.

Planos de saúde negam operações, exames, tratamentos, aumentam seus valores quando o cidadão completa 60 anos, desobedecendo o código do Idoso. Tiram os usuários que foram demitidos de seus empregos sem dar o direito de carência e depois troca para o plano de saúde individual. Hospitais particulares são obrigados a atenderem qualquer tipo de pacientes que estejam com risco de morte, mesmos os que não têm planos ou que eles não aprovem o atendimento. A exigência de caução no pagamento é ilegal.

Companhias aéreas atrasam voos mais de 2 horas e não dão alimentação, quando o atraso é maior desconhecem o direito de hospedagem.
Construtoras utilizam tabela Prince para financiamento de imóveis, já considerado inconstitucional pelo Supremo. Cobram taxas abusivas para distrato de contrato e comissão de corretagem quando o profissional foi contratado pela empresa.
Operadoras de telefone cobram multas por rescisão contratual ilegalmente, quando temos a liberdade de mudar de operadora.
A autarquia de trânsito manda aviso de multa com três meses após a ocorrência.
Cidadão continua pagando IPVA mesmo quando seu automóvel foi roubado. Imposto incide sobre a propriedade do bem, no caso este bem não existe mais.
Não dá para citar aqui todos os direitos que temos e são agredidos diariamente.
É, realmente, desgastante lutarmos para que não sejamos ludibriados e agredidos em nossos direitos. Como a justiça é muito lenta nos tornamos um povo acomodado.

Vignoli lança Festival  de Vinhos
Os apreciadores de bons vinhos têm às quintas uma grata surpresa no Vignoli. O restaurante lançou recentemente a primeira edição do seu Festival de Vinhos. A ação consiste em descontos de 50%, todas as quintas, na carta de vinhos (incluindo espumantes e metades de garrafas). A promoção é válida para lojas de rua localizadas em Fortaleza e em São Luís, e o desconto se aplica ao consumo nas lojas a partir das 18h.

Museu da Fotografia
Será inaugurado, amanhã, o Museu Fotografia Fortaleza, com 2.500m com cinco pavimentos para exposições, discussão, conhecimento e pesquisa sobre a arte da fotografia. Tradicionais coleções de fotografias brasileiras estarão expostas. O museu é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota.

Agressão a mulheres
Segundo pesquisa do Datafolha 9% das brasileiras relatam ter levado chutes, batidas ou empurrões no ano passado. Além disso se forem contabilizadas as agressões verbais, a pesquisa revela que o índice pode subir para 29%. Porém 52% delas afirmam não ter feito nada após os atos. Mulheres que continuam com o companheiro que agride fisicamente ela está doente . Tem também uma certa culpa, porque admitiu ser mal tratada. Quase sempre este tipo de comportamento é iniciado com grosserias verbais depois é que parte para a física. A mulher deve se impor e não aceitar logo no início de qualquer relacionamento nenhum tipo de agressão. Mesmo tendo dependência financeira não justifica continuar nesta triste relação. Homem que bate em mulher é covarde.

Medalha de Mérito Industrial
A diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) definiu os nomes dos futuros agraciados com a Medalha do Mérito Industrial, comenda a ser entregue no mês de maio. A honraria é a maior a ser concedida pelo setor industrial cearense e marca a passagem do Dia da Indústria, a ser comemorado no dia 25 de maio. Os homenageados serão Carlos Prado, Everardo Teles e José Carlos Gama.

Empresas sofrem com violação de seus dados
O site Yahoo admitiu recentemente que mais de 32 milhões de contas de usuários foram invadidas entre 2015 e 2016 devido a uma falha de segurança na rede da empresa já responsável anteriormente pela violação de 500 milhões de endereços. Segundo a atual edição do Relatório Global de Fraude & Risco, publicado anualmente pela Kroll, consultoria líder mundial em gestão de riscos e investigações corporativas, aproximadamente uma a cada quatro empresas (23%) sofreu nos últimos 12 meses pelo menos uma violação de sistema resultando em perda de dados de clientes ou funcionários.

Criança exemplo
João Paulo Marinho, uma criança de 11 anos, filho do juiz Clistenes Façanha e da promotora Fernanda Marinho, dar uma lição para os adultos. Todo mês ele arrecada alimentos em sua escola que serão feito quentinhas para o projeto Amor e Vida, que distribui todo primeiro domingo de cada mês a moradores de rua, na Praça dos Voluntários. O projeto fornece 300 quentinhas e 90% dos alimentos arrecadados são conseguidos por João Paulo. Atitude como esta, preocupar-se com seu semelhante desde de pequeno, é que a humanidade está precisando para o mundo ser melhor.

Novo plano de saúde
Regras para novos planos de saúde se for aprovado será absurdo. Atualmente quem regulariza o aumento dos planos individuais é Agência Nacional de Saúde de acordo com a inflação. Mas existe uma possibilidade de que os novos planos terão reajustes de acordo com o uso, como é feito nos empresariais. Ou seja quem usar o plano por necessidade será penalizado com um aumento maior. Paga-se as operadoras mas não pode adoecer. Não é possível que a OAB e o Ministério Público deixem isso acontecer.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img