26.1 C
Fortaleza

Cruel mesmice

Não existe, na nossa política, cena mais batida e monótona que assistirmos, ao final de cada apuração de votos para deputado estadual, o festival de lamúrias, chororô e arrancar de cabelos, da parte dos não-reeleitos, e dos comovidos agradecimentos pelos votos recebidos, pelos felizardos que, por cima de pau e de pedra, continuarão no Plenário 13 de Maio. Uma verdade incontestável: muitos dos reeleitos não mereciam tal castigo, enquanto outros tantos, derrubados nas urnas, foram vítimas das injustiças da política.
Só como exemplo: o deputado Antonio Granja (PDT), que acaba de conquistar o seu sétimo mandato, fez uma queixa em forma de denúncia: em muitas das cidades, candidatos jamais ali vistos, e totalmente desconhecidos, terminaram arrancando milhares de votos. Se bem entendemos, isso só pode ter sido conseguido através do mais antigo e manjado crime eleitoral, ou seja, a compra de votos. O pior é que, pela enésima vez, essa trapalhada é praticada, apesar do TSE, TRE, Polícia Federal, Ministério Público, etc.
Diante de mais esse “show” mesmice, persiste a eterna indagação: o mercantilismo do voto terá jeito? Quem tem uma das respostas é o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, um dos mais ferozes críticos do sistema eleitoral do Brasil. Para ele, seria necessário acabar, de vez, com o instituto do prefeito que elege o vereador que, por sua vez elege o deputado estadual usando os seus mesmos cabos eleitorais “forrados” de dinheiro nem sempre limpo dos chamados “paraquedistas”. Mas, para Barroso, esse mal já enraizou.

DEBATE, PRA QUE? – o grosso da imprensa nacional, em vez de se preocupar com a fome, a insegurança e a criminalidade, que infernizam a vida dos brasileiros, ocupa quase todos os seus espaços cobrando a ida do candidato Bolsonaro para um debate com Haddad. Para o País, o resultado é nada; para Bolsonaro, uma desnecessidade, e para Haddad, vazia tentativa de recuperar 18 milhões de votos. Só quem ganha são as TVs.

ESTADISTA É ISSO! – Segundo foi publicado ontem, pela imprensa internacional, o papa Francisco está disposto a aceitar convite para mais uma importante visita, Nada menos do que o ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-Un, que dirige uma Nação onde o cristianismo está ausente, acredita que a presença ali do Sumo Pontífice será importante para o fim definitivo da guerra com a Coréia do Sul, que atrasa os dois países.

IDEIA SAUDÁVEL – Tendo em vista o número de médicos novamente eleitos para a Assembleia Legislativa, uma saudável ideia está sendo ali lançada, inclusive com o apoio do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque: a formação de uma frente de deputados-médicos, para que seja realizado um esforço acima de partidos, no sentido da defesa de projetos conjuntos para a melhora da saúde do Estado. Rezemos para que dê certo.
GRANDE TOINHA! – A grande ex-vereadora Toinha Rocha, que herdou o “pedigree” de lutador do pai, deputado Paulino Rocha, ganhará lugar de honra nos corações dos milhares de fortalezenses possuidores de animais domésticos. Ela vai coordenar todos os trabalhos para a construção de um Hospital de Urgências para Animais Domésticos, a ser construído pela PMF, e que é o sonho do deputado Célio Studart, amigo desses viventes.

INVEJA MUITA! – Segundo a imprensa do Sul, a senadora Kátia Abreu (MDB), que foi vice de Ciro Gomes, não se conforma por não estar no evento petista em que o ex-governador Cid escrachou o PT e os petistas. A senadora do Tocantins, muito mais que os Ferreira Gomes, tem ódio da rasteira que Lula aplicou na chapa pedetista, um dos motivos da queda de Ciro e da subida do “poste” Fernando Haddad, já derrotado.

GRANDES APARCERIAS – O titular da Secretaria do Planejamento, Maia Júnior, presente de luxo do PSDB para o governo Camilo Santana, é hoje o secretário mais forte, responsável por importantes Parcerias Público Privadas, que darão bons lucros ao Estado. A mais importante dessas PPPs, é a que colocará como sócios os portos do Pecém, no Ceará, e o de Roterdã, na Holanda, o maior porto marítimo do mundo.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img