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Desenvolvimento e inovação

 

Empresários e lideranças industriais visitaram os laboratórios do Instituto Federal do Ceará (IFCE), numa iniciativa da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria, criada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart. Um dos objetivos da visita foi promover uma aproximação ainda maior entre o setor industrial e a academia.
O Ceará recebeu um dos cinco novos polos de inovação criados no País, selecionado por meio de chamada pública pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapi). O polo está em processo de implantação pelo IFCE e atuará na área de “Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital”, possibilitando a articulação com os setores industriais, com os programas de pós-graduação do IFCE e outras instituições, bem como uma maior integração com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O IFCE está inserido num contexto de ações de inovação e integração com a indústria, com diversos núcleos de excelência em pesquisa e pós-graduação, nacionais e internacionais. Atualmente, diversos projetos inovadores já têm sido desenvolvidos nos laboratórios do IFCE, nas áreas de inovação tecnológica; fotônica; processamento digital de sinais; desenvolvimento de software; sistema de controle e medição de energia; engenharia de software distribuído; sistemas hipermídias, dentre outros.

Infraestrutura
A Pesquisa CNT de Rodovias 2015 avaliou que 58,4% (2.064 quilômetros) das rodovias do Ceará apresentam algum tipo de deficiência. O levantamento da Confederação Nacional do Transporte percorreu 3.534 km no Estado e, em todo o Brasil, foram mais de 100 mil km avaliados. No Ceará, estima-se que são necessários R$ 1,33 bilhão de investimentos para a reconstrução, restauração e a manutenção dos trechos danificados.

Estabilidade
A taxa de juros brasileira deve permanecer estável por algum tempo. Qualquer necessidade de subir a Selic deverá ser avaliada com atenção. Segundo o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária), tomadas em cada encontro, serão adotadas de acordo a evolução dos dados e do cenário econômico nacional.

Recuperando
Após sucessivas quedas de preço no mercado internacional, nos últimos meses, quando chegou a ser comercializado abaixo de US$ 30,00 o barril, o petróleo começou a tomar fôlego. Na última sexta-feira foi comercializado US$ 34,71 no mercado de Londres, enquanto os investidores aguardam a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que deve ocorrer em breve.

Reação
O dólar reagiu ao anúncio de que o Japão pagará juros negativos e caiu 1,37% no último dia útil de janeiro, sendo vendido a R$ 4,023. As ações de swap cambial realizadas pelo Banco Central também colaboraram. Apesar disso, a moeda norte-americana acumulou uma valorização de 1,93% no primeiro mês deste ano.

Franquias
De acordo com os números divulgados pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento de 8,3% no ano passado, atingindo o faturamento de R$ 139,593 bilhões. Um bom resultado em tempos de crise, pois em 2014 os valores obtidos foram de R$ 128,876 bilhões.

Franquias II
A pesquisa mostra que o número de unidades franqueadas em operação no Brasil chegou a 138.343 durante o ano passado, resultando em uma expansão de 10,1% em relação a 2014. O movimento de abertura e fechamento de pontos de venda, ao longo do ano, resultou em um saldo total de 12.702 novas unidades de franquias.

Expertise
Estruturar um processo de vendas eficaz é a chave do sucesso em um período de crise econômica como vivemos hoje, e não é fácil. Para ajudar os empreendedores a começar 2016 com o pé direito, a Plug CRM, software online de gestão de negócios para pequenas e médias empresas, compartilha sua expertise com o curso “Vender é meu esporte”. As aulas são totalmente gratuitas, via e-mail e têm a duração de dois meses. Os interessados em participar podem se inscrever no link: http://venderemeuesporte.plugcrm.net/

Calçadista
A Francal 2016, maior feira de calçados e acessórios do Brasil, estará divulgando os produtos brasileiros em grandes feiras mundiais do setor: IFLS, na Colômbia; GDS, na Alemanha, e theMicam, na Itália com objetivo bem definido: trazer mais compradores internacionais e aumentar as oportunidades de negócios para expositores que exportam.

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