27.8 C
Fortaleza

Dinheiro não é o maior problema

Num país onde o Poder Legislativo se encontra pacificado, equilibrado e de posse da confiança da sociedade, uma situação como a do Brasil não teria chegado aonde chegou. Isso porque, longe do que ocorre em nações onde esse poder é garantia de governabilidade e equilíbrio político e econômico, aqui, infelizmente, acontece exatamente o contrário. Haja vista não se poder mais exigir do Congresso posições e decisões firmes e rigorosas, já que os presidentes das mais altas casas legislativas, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, mal têm tempo para lutar, em desespero para livrar as próprias cabeças da guilhotina que os aguarda. Contudo, no nosso caso, mesmo que a Câmara e o Senado estivessem esbanjando força moral e política, talvez não pudessem fazer tanto por um país estigmatizado pelo desgoverno em todos os seus setores. Interessante a observação da jornalista Miriam Leitão, do, Globo, quando esta afirma que “a falta de dinheiro nos cofres da União não é o maior problema, mas sim, a incompetência e a libertinagem com que os recursos do País vêm sendo geridos”. Outro jornalista, Reynaldo Azevedo, há tempos vem advertindo a respeito de dois pecados do Governo, teimosamente repetidos na “era PT”: a falta de verdadeiras e urgentes reformas, e a total ausência de sintonia fina entre o Governo Central, estados e municípios. Tudo isso, aliado à centralização crescente da economia, não poderia resultar noutra situação, a não ser o estado de descrença, desconfiança e pessimismo de uma sociedade. O “governo dos PACs”, nefasta invenção do “luladilmismo”, com um governo de “planejamento mal planejado”, não poderia ocorrer o contrário. Colocar este país nos eixos não é tarefa para quem hoje o governa.

Grande gestão Encerrou-se ontem, depois de três mandatos (2006-2007 – 2012-2013 e 2014-2015) mais uma gestão do conselheiro Valdomiro Júnior à frente do TCE. Sob seu firme e produtivo comando a instituição tornou-se uma das mais modernas, e uma referência entre suas similares, no País.

Com o fim…
…do terceiro mandato do conselheiro Valdomiro, tomaram posse, ontem, na presidência, vice e corregedoria do TCE, os conselheiros Edilberto Pontes, Rhondon Queiroz, e o próprio Valdomiro.

Em plena…
…pré-campanha pela PMF-16, os deputados Heitor Férrer e Danilo Forte, do PSB, “desfilaram” na feira de Antonio Bezerra, “mandando lenha” no prefeito RC, para atenta plateia.

Proteção Segundo o senador Tasso (PSDB), a das estatais não é desrespeito a elas, mas sim um meio de “protegê-las contra os escândalos que quase destruíram a Petrobras, Nuclebras e Eletrobras”.

Embora…
…haja defensores do deputado Valim e do dirigente do PMDB Gaudêncio para a PMF, o partido poderá ficar limitado a uma vice, o que desagrada a muita gente importante da sigla.

Ganhou…
…apoio do PDT-CE a posição do presidente regional, deputado André Figueiredo, sobre o não apoio do PT-Fortaleza ao prefeito RC, que seria prejudicial à aliança com o PDT “lá em cima”.
A maior reação…
…no PT sobre as palavras de Figueiredo, foi do deputado José Guimarães, líder do Governo na Câmara. Para ele, “as prioridades do PDT não são obrigatoriamente as do PT, e vice-versa”…

Rejeitados Segundo o Portal do Eleitor, do TSE, os prefeitos com mau desempenho no setor da Saúde, dificilmente se reelegerão em 2016, o mesmo ocorrendo com os governadores, no pleito de 18.

Mas é bom…
…lembrar, destaca o deputado Raimundo Matos (PSDB), que a culpa do desmantelamento da Saúde, em sua maior proporção, é do Governo Federal, que “torrou” os recursos para o setor.

Boas previsões Segundo assegura o Secretário Especial para Assuntos internacionais, Balhmann, o Governo do Ceará é o que tem estabelecido melhores contatos com investidores de vários países.

Fundos Os políticos decentes, diz o deputado Danilo Forte (PSB) não podem admitir que a CPI dos Fundos de Pensão do BB, CEF e outros, em mãos do PT, desvie os seus rumos para outros casos.

“A corrupção é o pecado que em vez de ser reconhecido a fim de nos tornar humildes, se tornou um sistema, tornou-se um hábito mental e uma forma de vida”, papa Francisco em livro a ser lançado hoje.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img