26.1 C
Fortaleza

…e a “panela” ferveu!

Só um ignorante do que ocorre a um tribunal de maioria nomeada por quem está no poder não acreditaria na derrota das argumentações do ministro Luís Fachin sobre problemas angulares do processo de “impeachment” a ser decidido pela Câmara dos Deputados. Talvez o professor Fachin jamais tenha imaginado tantos colegas contrários às suas teses, tanto no que se refere à legitimidade da comissão formada por deputados avulsos na eleição da comissão para decidir sobre a continuidade do processo, como em relação ao caso do Senado não poder anular uma decisão da Câmara. As duas argumentações de Fachin, que os mal avisados julgavam de aprovação tranqüila, foram “trituradas” pela “maioria governista”.

Queriam o que? O que esperar de uma Corte onde 8 dos 11 ministros foram nomeados pelos dois presidentes eleitos pelo partido na presidência do país? Deu a lógica, o esperado. O resultado não poderia ser outro. Não se pode nem descartar que o “empenho” do ministro Fachin não tenha passado de uma encenação. Até porque ninguém ignora que ele, antes de ser nomeado para o STF, foi “garoto-propaganda” da candidata Dilma em 2014. Diante das decisões do STF, pode-se esperar que a Comissão da Câmara será formada como o Planalto desejar. E o pior: mesmo que a Comissão admita a continuidade do “impeachment”, o Senado, governista, agora com poder de se contrapor, mandará para o lixo o que a Câmara decidir. Mas resta um fio de esperança pró-impeachment: o Senado autorizou o TCU a auditar decretos assinados por Dilma e Temer, abrindo ilegalmente créditos suplementares, ponto maior em favor do “impeachment”. É preciso crer na firmeza do TCU.

Habilidade Ontem, na tribuna da AL, o presidente da casa, José Albuquerque (foto), apresentou um balanço do semestre, cujos resultados ele festejou como muito bons. Mas o destaque mesmo foi a unanimidade dos deputados destacar como ponto alto, mais uma vez, a habilidade e leveza dele.

Educação
A AL aprovou projeto de indicação do deputado Evandro Leitão (PDT), propondo a criação do Centro Avançado de Capacitação de Professores para a Educação Inclusiva.

“Abafado”…
…pela “zoeira” do “impeachment” e do “cerco” a Eduardo Cunha, o TSE notificou, ontem, a presidente Dilma e o vice Temer, cuja chapa à eleição-14 é alvo de processo de impugnação.

O “impeachment”…
…que é instrumento legal, diz o deputado Carlos Matos (PSDB), não é golpe, como acusa a presidente Dilma. Golpe, e sangrento, era o que tentavam os colegas dela de luta armada.

A que ponto…
…chegou o nosso glorioso Exército, de tantas glórias. Para a presidente Dilma, “este é uma força poderosa com que enfrentaremos e derrotaremos o mosquito da dengue”…

E enquanto…
…Dilma só pensa em botar o verde-oliva para brigar com o “Aedes aegypti”, celerados políticos, de dentro e de fora do Congresso, afundam a moral do País perante o mundo!

Até demorou…
…mas o Procon-Fortaleza multou a Coelce e a Chesf, em R$ 5,8 milhões e R$ 650 mil, pelos “apagões” que causaram grandes prejuízos a todos os setores da Capital.

De olho neles
De olho nos sucateamentos de prefeituras e destruição do patrimônio por prefeitos derrotados, o TCM vai dobrar a sua vigilância durante a transição, após as eleições-2016.

Segundo o…
…deputado Heitor Férrer (PDT), o Congresso acertou, ao aprovar a liberação dos jogos de azar. É o caso do “jogo do bicho” cuja proibição “desempregou” 10 mil, só em Fortaleza…

HUMMMM!
Depois de quatro adiamentos, a entrega do Centro de Formação Olímpica do Ceará foi empurrada para 2016. Isso, se a “pindaíba” do Governo Federal não piorar, o que não é descartado.

O grande papa…
…Francisco celebrou ontem o seu 79º aniversário. O mundo inteiro ora para que o seu inspirado pontificado, que lhe granjeou respeito mundial, se prolongue por muitos anos.

O bairro…
…Bom Jardim tem o seu Papai Noel, vereador José do Carmo (PSL), desde 2009, que promove, domingo, mais um Natal da Paz, bela festa para milhares de pessoas da comunidade.

“O pior governante é aquele que justifica atos irresponsáveis, afirmando que outros já os cometeram”. Aurelius Augustinus Hipponensis, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354-430).

 

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img