30 C
Fortaleza

Em busca de (quase) nada

 

A notícia, publicada ontem pelo colunista Ilimar Franco, em sua coluna no “O Globo” como se fosse uma grande novidade, não poderia ser mais monocórdia e repetitiva: os 27 governadores se preparam para desembarcar em Brasília, no dia 1º de fevereiro, para “brigar” por mais recursos para tocar projetos e solucionar problemas nos seus estados. Vale salientar que os governadores de grandes e poderosos estados, como Luiz Antonio Pezão, do Rio de Janeiro, estão entre os mais preocupados. Estamos, portanto, às vésperas de presenciar o que vem se repetindo desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu o poder, ou seja, “marchas” inúteis de governadores, prefeitos e até de vereadores sobre Brasília, na vã esperança de arrancar do Governo recursos que ele alega, com razão, não dispor. Entre os fatores que afligem, sem exceção, esses gestores, estão os custos das Previdências estaduais, ou seja, a aposentadoria dos servidores.

Por seu turno, a presidente Dilma, como vem ocorrendo, vai querer, mais uma vez, exigir dos governadores empenho pela aprovação da CPMF, promessa que eles não estão em condições de garantir, na expectativa de uma “janela” para troca de partidos, sem se saber em que sigla estará grande parte dos deputados federais, e se eles estarão dispostos a segui-los. Com o país nas precárias condições em que se acha, estamos diante de uma bizarra “feira de escambo” em que, sem dinheiro, os feirantes se limitam a fazer trocas. Só que, no caso, os nossos “feirantes pouco têm a oferecer em troca do que os outros têm a oferecer em troca.

No alvo Claudicante no início, como líder do Governo, o deputado Evandro Leitão (foto) começa a “entrar na linha”. Ontem mesmo, ele esteve reunido com o presidente da Fiec, Beto Studart, com quem conversou sobre assunto que ele domina: desenvolvimento econômico.

Justificando… essa atitude, Leitão afirma estar agindo no sentido de ampliar e consolidar uma parceria entre o Legislativo e o setor produtivo, por mais empregos e renda no Estado.
Nem aí…

para o petista mais importante do Estado, governador Camilo, o PT-Fortaleza emitiu ontem, manifesto em defesa de candidatura própria à PMF em outubro.

De olho…
na “caixa 2” para outubro, o Movimento de Combate à Corrupção eleitoral do Ceará vai distribuir cartilha de instruções para o povo denunciar essa ilicitude.
Moroni vice?
O ministro das Comunicações e presidente regional do PDT, André Figueiredo, afirma que o nome do seu partido para vice de Roberto Cláudio é o deputado Moroni.
Ocorre que… Moroni é do DEM, e faz oposição à presidente Dilma. Para ser vice numa chapa encabeçada por um dilmista, ele teria de trocar de partido, o que é pouco provável.
Sem alarde…

o governador Camilo tomou a iniciativa de negociar com o Ministério de Minas e Energia a liberação recursos para dinamizar o setor de energia eólica, solar e outras.
Não ficou…
por aí a nova estada de Camilo em Brasília. Ele pleiteou ainda recursos para o VLT e “Minha Casa, Minha Vida”, além de tratar sobre novos empréstimos para o Ceará.
Respeitável Crea O Auditório Waldyr Diogo, da Fiec, foi palco ontem, da solenidade comemorativa dos 80 anos da fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea.
Grande evento
Na mesma solenidade, ocorreu a entrega do “Troféu Crea-Ceará”, o lançamento do Livro “80 anos do Crea”, e a criação oficial da Academia Cearense de Engenharia.
Milhares de… universitários da Ibiapaba que estudam em Sobral, a mais de 100 quilômetros de distância, cobram da UFC o prometido campus universitário para aquela região.

“No mundo da política brasileira, podemos encontrar 90% dos políticos querendo ser uma coisa importante.
Só não sabem para que”. Miguel Arraes de Alencar
(1916-2005), político e advogado, governador de Pernambuco.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img