28.4 C
Fortaleza

A emoção de votar

F altam 48 horas para nós, brasileiros, irmos às urnas para escolher os novos gestores das cidades e vereadores. Em Fortaleza, estão aptos a votar 1.692.712 eleitores e em todo os estado do Ceará, 6.324.078. O ato de votar não deveria ser obrigatório, mas sim espontâneo. Sempre logo ao acordar no dia das eleições, sinto que algo está diferente no psicológico. Acho que fui influenciada pela minha mãe, Wanda Palhano, que em todas as eleições fica ansiosa até a hora de ir ao local de votação e, ao dirigir-se à cabine eleitoral, vai emocionada, tremendo. Saímos como se fosse um ritual. De 2 em 2 anos, a família, meus filhos e ela. Vamos, no mesmo carro, a diferentes locais, para praticar esse ato democrático.

Temos a esperança que estamos votando no candidato melhor para a cidade de Fortaleza, nunca a perdemos, apesar de a maioria da classe política não estar merecendo crédito. Tenho horror a quem generaliza, acho um absurdo a afirmação que todos os políticos são corruptos e as pessoas que querem entrar na política também se tornarão corruptas. Pensar assim é a confirmação do descrédito do indivíduo. Vamos votar com a convicção que estamos escolhendo o certo, não porque o companheiro, o pai, a mãe, o amigo ou qualquer outra pessoa pediu. O pior ainda, a maior insensatez é o voto útil, votar em quem está na frente das pesquisas. A realização de pesquisas e sua divulgação influenciam os ignorantes. Elas devem existir, o direito à informação é fundamental, mas deveria ser proibido sua publicação poucos dias antes das eleições. Domingo, dia 2 de outubro, se aproxima e sairei de casa com o meu ritual e certa que comemorarei, à noite, a vitória da democracia e de meus candidatos.

Voz feminina influencia voto
Pesquisa realizada pela Universidade da Albany, em New York, entrevistou 80 mil pessoas para avaliar a credibilidade das propagandas políticas . Foi constatado que o gênero da voz é capaz de influenciar o voto. Apesar de a voz masculina ser a mais usada em campanhas, a feminina é considerada mais eficiente para convencer eleitores em certos contextos.

TRE do Ceará orienta militares
O juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Neuter Marques Dantas Neto, ministrou palestra segunda-feira passada, a militares do Exército que trabalharão nas Eleições 2016. A palestra abordou a legislação eleitoral e o juiz orientou os militares sobre condutas e atuação neste período e no dia da votação, 2 de outubro.

Lançamento Fiec
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) foi palco, do lançamento de dois importantes programas com potencial para alavancar os negócios brasileiros nos próximos meses: o programa Brasil Mais Produtivo (PBMP) e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). As iniciativas buscam aprimorar o processo produtivo das empresas atendidas e ampliar a entrada dos produtos cearenses no mercado internacional. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Marcos Pereira, e do governador Camilo Santana estiveram. O presidente da Fiec, Beto Studart, abriu o evento.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img