23.1 C
Fortaleza

Empreendedorismo é porta para desenvolver o Ceará

 

Em entrevistas aos nossos espaços de comunicação (Rádio, jornal, site e rede Facebook), revelou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino que o Governo do Estado, através da STDS, acaba de qualificar 1.479 jovens empreendedores, dos quais, 412 já tiveram seus planos de negócio selecionados para aprimoramento e posterior encaminhamento para instituições de microcrédito. “O empreendedorismo é porta para desenvolver o Ceará”, foi enfático o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, durante entrevista à TV Assembleia, FM Assembleia, Jornal O Estado, Rádio Cidade e Sistema Antonio Viana Online (www.avol.com.br) e depois seguir ao Palácio da Abolição, onde na terça-feira, ao lado do governador Camilo Santana anunciou a boa nova aos cearenses, sendo bastante aplaudido por autoridades, jovens empreendedores e profissionais de imprensa que prestigiaram a solenidade. Na verdade, o Governo do Ceará, por meio da STDS, realizou o encerramento das turmas da linha Empreendedor Juvenil, do Projeto Primeiro Passo, que qualificou quase 1.500 jovens em 55 municípios cearenses. De imediato, 412 novos planos de negócios foram escolhidos para aprimoramento e posterior encaminhamento para concessão de crédito por parte do Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal. Os cinco melhores planos receberam prêmios entre R$ 500,00 e R$ 3.000,00. O governador Camilo Santana demonstrou muita alegria pelo projeto que vai ajudando a qualificar para o trabalho e a oferecer novos empregos ao mercado de trabalho.

Novos negócios
Conforme revelou ao Jornal O Estado (flagrante quando o secretário Josbertini Clementino conversa com a reportagem): “os planos de trabalho foram aprovados pela STDS em parceria com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) e são referentes às áreas de comércio e serviço, como sorveterias, salões de beleza, vendas de roupas e bijuterias, perfumaria, bar e lanchonete, pet shop, produção e venda de doces, lan house, manutenção de computadores. Além disso, há ações mais inovadoras como food bike; delivery de churros e crepes; delivery de comida orgânica: e esmalteria e bar, local que funciona manicure e casa de drinks, ao mesmo tempo. Os jovem foram capacitados em 38 escolas profissionalizantes e de ensino médio estaduais e em 30 telecentros”, orgulha-se Josbertini.

Saiba mais
Afirma o secretário Josbertini que para dar continuidade a aprendizagem, estão sendo ofertadas aos jovens educandos oficinas de Gestão Básicas, ministradas pelo Sebrae-CE, para que eles sejam motivados por meio da capacitação técnica, do desenvolvimento de valores, da responsabilidade social e da cultura empreendedora. O objetivo é estimular a criação do próprio negócio para, posteriormente, viabilizar com instituições de microcrédito o financiamento para montagem do empreendimento. São parceiros nesta ação do Governo Camilo Santana, via STDS, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra), o Banco do Nordeste (BNB), a Caixa Econômica Federal, a ATN e o Sebrae-CE.

Empreendedor
Nas entrevistas aos diversos órgãos de comunicação, na última terça-feira e após a solenidade no Palácio da Abolição, prestigiada pelo governador Camilo Santana, o titular da STDS, Josbertini Clementino disse mais que “Outra meta da ação do Primeiro Passo, o Empreendedor Juvenil em 2016, é atender 2.060 jovens em 50 municípios, e selecionar 250 planos de negócio. Os novos empreendedores receberão financiamento e assistência técnica e gerencial para montagem e gestão dos projetos em suas cidades. A qualificação para gestão de negócios é realizada ao longo de cinco meses , totalizando 290 horas/aula. Os módulos estudados abrangem: Empreendedorismo, Inclusão Digital, Mundo dos Micro e Pequenos Negócios, Elaboração de Plano de Negócios e Ferramenta e Correção do Plano de Negócios”.

Faixa etária
Disse ainda o secretário Josbertini que o Empreendedor Juvenil beneficia jovens de 18 a 29 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. Os interessados em participar do projeto devem ter renda per capta familiar de até meio salário mínimo e não estar inscritos em outro curso de qualificação profissional da STDS.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img