27.8 C
Fortaleza

Engrandecendo o Nordeste

Foi aberta, ontem, no Centro de Eventos do Ceará, a XXI edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PecNordeste, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. Criada pelo comando da Federação Agricultura e Pecuária do Ceará – Faec, Senar e CNA, representam, hoje, uma amostra fiel da capacidade produtiva e da resistência dos produtores agropecuários da região mais castigada pelas secas. Por esse mesmo motivo, o tema central da edição deste ano tem toda a razão de ser: “Água e Semiárido – uma nova postura”. Não se trata de um festival de queixumes contra as secas, mas a busca de saídas para combatê-las.

Essa magnífica feira, que se estende até amanhã (8), tem uma exemplar história de resistência do homem do Nordeste às inclemências climáticas. Ela é fruto da visão e da competência de uma notável instituição, a Faec, com 54 anos de existência, e que tem tido no seu presidente, engenheiro-agrônomo Flávio Saboya, um dos seus sustentáculos. A edição deste ano vem, mais uma vez, confirmar que o produtor agropecuário nordestino, se tiver apoio, é imbatível. A PecNordeste funciona, a cada edição, como uma aula de resistência às secas e uma grande contribuição para a modernização desse setor em todo o País.

A programação deste ano, produto da coordenação e da experiência do engenheiro-agrônomo Paulo Hélder, que já conduz o Senar-CE, vai oferecer 150 ações, sendo 103 palestras, 24 oficinas, sete casos de sucesso, 13 painéis e sete eventos sobre Bovinocultura, Apicultura, Aqüicultura e Pesca, Avicultura, Caprinocultura, Eqüinocultura, Suinocultura, Turismo Rural e Artesanato. Esta é uma visão geral do que será a PecNordeste – 2017. Para se ter idéia do sucesso e da evolução desse seminário em suas 21 realizações, no primeiro, compareceram 328 produtores, no ano passado, 5.461, número que será superado este ano.

SEM EFEITO – Têm sido cada vez mais freqüentes notícias sobre cassações, pelos juízes das respectivas comarcas, dos mandatos de prefeitos e de vice-prefeitos, acusados de atos ilegais, por ocasião de sua eleição. Se fosse para valer tais cassações, teríamos, com certeza, muito menos candidatos praticando o mercantilismo de seus votos para chegarem ao poder. Mas, não é assim: a quase totalidade desses políticos punidos é absolvida pelos tribunais superiores.

ABUSO – Fortaleza tem hoje, circulando pelas suas ruas e avenidas, milhares de “Topiques”, que fazem o chamado transporte alternativo, cada vez mais importante, quando o transporte coletivo normal não é suficiente. Ontem, veio à tona um problema sério: os trabalhadores desse setor, entre motoristas e outros, alegando falta de carteira assinada, reajuste salarial e pagamentos outros, resolveram anunciar, para hoje, que vão cruzar os braços. Onde anda o TRT?

HAJA EXTINÇÕES – A Assembleia Legislativa que, neste período pré-recesso anda às voltas com uma polêmica do tamanho da PEC da extinção do TCM, tem em mãos outra “batata-quente”, ou seja, a decisão do TJCE de extinguir mais de 30 pequenas comarcas no Interior. Num ponto, o TJCE pode ter razão: o “cobertor curto” do orçamento. Essas comarcas não têm residências de juízes e promotores, e seus funcionários são emprestados pelas prefeituras.
MUITA UTILIDADE – Em nosso estado, muitas bobagens ganham destaque, enquanto muitas coisas sérias pouco são divulgadas. É caso de uma oficina a ser oferecida, hoje e amanhã, na Escola Profissional de Euzébio, por três especialistas, para a construção rápida e prática, de cisternas para a captação e armazenamento de água, sem a necessidade de correr atrás delas, em desespero, quando ocorrem os costumeiros estios mais prolongados nos sertões do Ceará.

COM TODO MÉRITO – No próximo dia 20, no Theatro José de Alencar, a Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará – FCDL vai homenagear, com o “Troféu Clóvis Rolim”, a maior condecoração do comércio lojista do Ceará, o ex-deputado, ex-secretário da Agricultura do Ceará e hoje presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor, Eudoro Santana, responsável pelo equilíbrio da gestão do prefeito Roberto Cláudio.

QUE FESTAS? – Em Brasília, comenta-se que os estamentos mais radicais e fanáticos do lulopetismo já se preparam para promover ruidosas manifestações de protesto nas ruas e praças do País, se o ex-presidente Lula for condenado pelo juiz Moro. O problema é que esses militantes e radicais, em sua cegueira, esquecem-se de que foram os governos de Lula e Dilma que levaram o Brasil à situação em que se encontra. Imagine se ele for preso!…

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img