28.4 C
Fortaleza

Está chovendo

 

As chuvas nas regiões em que estão as principais hidrelétricas do Brasil ficaram acima das expectativas em janeiro e favoreceram uma boa recuperação dos reservatórios no Sul e no Sudeste, enquanto Nordeste e Norte devem ter melhoria do quadro hídrico nas próximas semanas. Uma continuidade do cenário de chuvas favoráveis poderia abrir caminho para o desligamento de mais termelétricas após março, final do período úmido, o que dependerá principalmente da evolução do nível das represas no Nordeste. Entre 1o e 21 de janeiro, os reservatórios do Sudeste subiram quase 10%, para 39,8%, ante 29,9%, segundo dados do ONS. No Nordeste, a recuperação foi bem menor, de quase 4 pontos, para 8,9%, ante 5,1% em 1° de janeiro.

TV Everywhere
Perder o último capítulo da novela ou o jornal da noite não é mais problema. A digitalização da programação de canais de TVs aberta e a cabo permite que conteúdos sejam acessados pela internet a qualquer momento, de qualquer lugar. A tecnologia, conhecida como TV Everywhere, diferencia-se da TV linear (com grade de horários fixa) por oferecer maior comodidade e tem atraído a atenção do telespectador.

Nova TV
Segundo pesquisa realizada pela Adobe, o volume de vídeos assistidos por essas plataformas cresceu 102% em 2015 na comparação com o ano anterior. Para especialistas, essa tendência é irreversível. O conceito não abrange serviços como Netflix e Amazon Prime, nem o YouTube e sites similares. São canais de TV, abertos ou a cabo, que produzem e distribuem conteúdo, pela internet e por meios tradicionais. Em outros mercados, como o americano, praticamente todas as emissoras já aderiram.

Crise nas empresas
As famílias brasileiras não atravessam sozinhas os reveses da crise. Em um contexto de consumo enfraquecido, juros no maior nível em dez anos e cotação recorde do dólar, o endividamento das empresas também deu um salto, preocupando investidores e dificultando a retomada do crescimento. Segundo levantamento realizado com base em informações agregadas pela Bloomberg, a dívida líquida de 50 empresas que compõem o Ibovespa, principal índice da Bolsa, saltou 77% em dois anos.

No aperto
O aumento foi de R$ 366,5 bilhões, mais que o triplo do orçamento do Governo Federal para a área da saúde este ano. Com as finanças apertadas, as companhias demitem, tentam vender ativos e reduzem o investimento. Enquanto isso, negociam com bancos e credores novas condições de financiamento.

Famílias
Em 2015, houve redução no total de famílias endividadas em 1,3% na comparação com 2014. Apesar da queda, 61,1% das famílias brasileiras, em média, passaram 2015 com o orçamento comprometido, e houve aumento nos indicadores de inadimplência, principalmente no último trimestre do ano. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Inadimplentes
O número médio de famílias com contas ou dívidas em atraso (inadimplentes) alcançou 20,9% do total (uma em cada cinco famílias) – alta de 8,4% em relação a 2014. Já o total de famílias que relataram não ter perspectiva de pagar contas em atraso alcançou 7,7% do total – aumento de 23,2% em comparação ao ano anterior.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img