27.1 C
Fortaleza

Estão quebradas

As prefeituras estão quebradas. Habituadas a viver e se manter com rendas oriundas de rubricas geradas pelos cofres da União, os gestores nunca se preocuparam em desenvolver uma linha de receitas próprias, permanentes. Claro que não estou falando em impostos que o governo da união está habituado a jogar contra o cidadão. Mas, nós sabemos que cada cidade, cada área municipal, tem uma potencialidade a ser explorada: fruticultura, mineração, comércio especializado etc. Que de uma forma ou de outra, mesmo em pequena proporção, geram empregos, que geram rendas e que complementam a vida do cidadão no meio rural.

Gastando fora
Com a escalada da crise econômica, a alta do desemprego e, principalmente, a alta da moeda americana, os brasileiros cortaram do orçamento as viagens ao exterior. Segundo os dados do Banco Central, os gastos com turismo para fora do País caíram nada menos que 62%. Em janeiro do ano passado, os gastos dos viajantes foram de US$ 2,2 bilhões lá fora. No mês passado, as famílias tiveram uma despesa muito menor: US$ 840 milhões. Desde de 2009 — no auge da grande turbulência financeira internacional — o brasileiro não gastava tão pouco.

Para renovar
As montadoras podem acabar pagando a conta do novo programa de renovação de frota de veículos que a presidente Dilma pretende lançar. O Governo tem dificuldades para financiar o programa, já que o Tesouro não consegue oferecer subsídios por causa da crise fiscal. Uma das alternativas com maior chance de vingar, hoje, é baseada em modelo utilizado nos EUA no qual as montadoras oferecem bônus para os clientes. O programa de renovação da frota funcionaria da seguinte forma: proprietários de carros com idade superior a 15 anos ou caminhões acima de 30 anos entregariam seus veículos a valor de mercado na rede de concessionárias das montadoras que decidirem aderir.

Telefonia fixa
Desde que a telefonia celular e a internet ganharam a preferência nacional, o governo vinha resistindo em acabar com os contratos de concessão que regem a telefonia fixa, considerada serviço público. Essa era acabou.

Telefonia fixa II
Em dois meses, deve ficar pronta a minuta de um decreto que, na prática, permitirá às teles prestarem todo tipo de serviço com uma simples autorização. Hoje, com exceção da telefonia fixa, todos os demais serviços (internet fixa e móvel, TV paga e telefonia celular) já são prestados com autorizações.
Telefonia fixa III
Com essa mudança, a tendência é que o consumidor deixe de pagar a tarifa básica nos planos de assinatura de uma linha fixa e, espera-se que os preços caiam com a maior concorrência – a exemplo do que já acontece na telefonia celular.

Alphaville Ceará
O Alphaville Ceará, seguindo o seu compromisso de integrar um verdadeiro centro urbano, com áreas residenciais, comerciais, parques e espaços cívicos, apresenta o Town Center do Núcleo Urbano. O lançamento oficial acontecerá amanhã no stand localizado na Avenida Barão de Studart, 1200. Construídos seguindo tendências mundiais mais avançadas de urbanização e aplicando conceitos de autogestão e sustentabilidade, os bairros planejados levam a qualidade da empresa a áreas acima dos cinco milhões de m². O primeiro bairro planejado do Ceará está sendo desenvolvido em parceria com a Construtora Dibra. O projeto fica na zona leste da cidade, a que mais cresce e se valoriza, com área total de quase 19 milhões de metros quadrados e acesso pelo quarto anel viário. Nesta fase serão ofertados 42 lotes, que variam de 475 m² a 8.249,26 m², com área privada total de 74.405,53 m² e área total de gleba (terreno nativo) de 134.153,87 m².

Peter Pan
Os que fazem e que construíram a Associação Peter Pan vivenciaram ontem um dia de grande importância na vida desta instituição comemorando os 20 anos de seus trabalhos. O evento foi realizado durante café da manhã, no Hotel Gran Marquise, com boa presença.

Renováveis
O Instituto Senai de Tecnologia em Energias Renováveis passa a funcionar no Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do Senai Ceará, na unidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, neste mês de fevereiro. O Ister estava instalado no Campus do Itaperi da Uece em Fortaleza.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img