26.1 C
Fortaleza

Priorizando a PEC da vergonha

Em seu retorno às atividades legislativas, embora tenham matérias da maior urgência e necessidade para a sociedade brasileira a serem votadas, os senadores brasileiros da Comissão de Constituição e Justiça, comandada pelo senador David Alcolumbre (PSD-AC) optaram por votar a malfadada PEC da Anistia, que desde o seu lançamento, tem se constituído motivo de condenação da parte dos políticos sérios e da sociedade. Como já se sabe, a referida matéria ameaça causar um gigantesco “rombo” nas minguadas reservas da nossa Economia, perdoando os partidos em mais de R$ 23 bilhões segundo os primeiros cálculos da ONG Transparência Partidária. Estamos falando do “perdão” que está sendo proposto para todos os partidos acusados de desrespeitar a Lei Eleitoral relacionada às cotas de candidaturas de mulheres e negros, além do mau uso e até sumiço de recursos do Fundo Partidário e recursos destinados aos gastos eleitorais. Não deixa de ser uma lamentável que isso esteja ocorrendo exatamente no segundo centenário da nossa Câmara Alta. Tendo-se em vista que o Senado Federal tem demonstrado mais equilíbrio e menos precipitações em suas ações do que a Câmara dos Deputados, resta alguma esperança de que a casa bicentenária assuma uma posição mais respeitosa para uma sociedade que, em caso como esse, deveria ir às ruas contra essa PEC deprimente. Até porque, parlamentar que apoia medidas dessa natureza, desrespeita abertamente quem o elegeu.

Confusão religiosa. Continua a polêmica gerada peala decisão do Governador Elmano, no sentido de distribuir exemplares da Bíblia Sagrada nas escolas, e o agita a questão ´que, segundo oposicionistas, o referido “brinde” às escolas seria para atender a vontade do deputado Apóstolo Henrique, que é evangélico. O tema chegou a gerar discussões na ALECE.
Lá vem confusão. Pelo que se comenta no âmbito da imprensa política do Ceará, pode estar se aproximando mais uma onda de questões em relação a candidatos em situação impeditiva. Isso, em consequência da entrega, pelo TCE ao TRE da longa lista de prefeitos, vices, secretários e candidatos com ficha suja. Estes, o TCE conhece como ninguém
Não pegou bem. Os comentários em relação ao debate eleitoral da Band, em termos de Ceará, apresentou vários pontos negativos, todos eles captados na hora pela sociedade. Por ocasião dessa “avant-première” dos debates eleitorais deste ano, candidatos não se cumprimentaram e, em sua maioria preocuparam-se mais em jogar alfinetadas entre si. O povo que era lhaneza e pré-apresentação de intenções em termos de ideias.
Camilo na corrida. Nos mais recentes programas políticos das emissoras do Sudeste e DF, o senador e ministro Camilo Santana, surge como um dos nomes mais destacados para a corrida presidencial de 2026. Isso, segundo o deputado Guimarães (PT), graças a uma atuação de raro equilíbrio, raro em muitas pastas. Tudo vai depender da situação de Lula para 2026.
Articulação rigorosa. Pelo menos em seus primeiros dias na Secretaria da articulação Políticas do Estado, o ex-deputado Nelson Martins (PT) deixa a sua marca em relação a partidários, assim como a oposicionistas, em se tratando do Governador do Estado que, na sua gestão, não disporá de pauta ou nem de agenda política, já que sua prioridade é governar,
Preocupação de pacíficos. Na visão do deputado Fernando Hugo (PSD) evitar “batalhas” verbais no Plenário da ALECE, além de dar respeito ao ambiente, favorecendo a aprovação de matérias importantes e inadiáveis, servirá de bom exemplo, evitando que tais comportamentos terminem servindo dá maus exemplos para as lideranças e candidatos do interior.
Delfim marcou época. A notícia do falecimento do ex-ministro da Fazenda do Brasil, Antonio Delfim Netto, veio destacar dois extremos da sua atuação, já que ele, como ministro, contribuiu para notável aumento do PIB nacional a 9%. Entretanto, durante a ditadura militar ele foi, infelizmente, signatário do repulsivo AI-5, que levou à tortura e à morte muitos cidadãos. s.
Parceria produtiva. Por ocasião de encontro com membros da Associação de Empresários da Praia do Futuro, confirmou a sua admiração pelos empreendedores que tornam aquela área mais atrativa da capital. Entretanto, ele destacou a necessidade de sólida parceria, com a PMF dando moderna estrutura, em troca da geração de mais empregos, e sem explorações.
Freando a oposição. O deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo Estado, embora respeitando o direito de se fazer oposição, destaca avanços como da implantação de montagem de veículos em Horizonte, um projeto de R$ 400 milhões iniciais, e que em seu desenvolvimento não demorará em oferecer mais de 9 mil empregos. Não custaria a oposição aplaudir.
Muito atraso. Para o deputado Eduardo Bismarck (PDT), valem as críticas ao enorme atraso do Governo Federal em anunciar a formação da Mesa Nacional de Negociações sobre Greves, diante do paradeiro dos servidores do INSS, que tem prejudicado centenas de milhares de candidatos a aposentadorias, sendo que só no Ceará são cerca de 200 mil.
Grande encontro. Na opinião do senador Eduardo Girão (NOVO), o presidente Lula age de forma retardada, ao anunciar um grande encontro com todos os líderes partidários e ministros. O alvo deverá ser as prioridades mais prementes que, para aquele parlamentar, a população brasileira conhece todas de cor e salteado. Espera-se que produza resultados.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img