28.4 C
Fortaleza

Fortalezense sob o domínio do medo

As chacinas que tomaram conta da cidade de Fortaleza, nos últimos dias, serviram para desencadear uma onda de ataques políticos recíprocos entre o ex-governador Ciro Gomes e o deputado Capitão Wagner. Mas, o fato é que a segurança pública é dever de quem está com a caneta na mão, ou seja, o governador do Estado. Portanto, o comando da segurança é de responsabilidade do governador Camilo Santana, pupilo dos Ferreira Gomes. Sabedor disso, o Capitão Wagner deita e rola contra a situação caótica em que se encontra a (in)segurança pública não só em Fortaleza, mas em todo o Estado.

De acordo com Ciro Gomes, há milicianos na polícia. De se questionar, porém, o porquê de nada ser feito pelo governo para combater esse grupo que estaria por trás dos assassinatos em série que tomaram conta de nossa capital, plantando o terror nos bairros que formam a Grande Messejana. Nesse ponto há que se dar razão ao deputado Capitão Wagner que, por seu turno, em plena sessão plenária da Assembleia deu nomes aos bois, chegando a declinar quem seria o chefe da tal milícia e ainda revelando que o teria denunciado ao ex-secretário de Segurança, Servilho de Paiva.

O fato é que a população de Fortaleza está cansada de viver sob o domínio do medo e da bandidagem e de hoje não saber diferenciar polícia de bandido, pois as próprias autoridades denunciam policiais como criminosos e nada é feito. Que não fique só nessa briguinha entre Ciro e Wagner. Que o governador Camilo Santana trate de dar um jeito, pois como está não pode ficar. O povo merece, além de respeito, tranquilidade, o que está longe de ter com o quadro de violência e insegurança que se instalou aqui em nossa Capital.

Castigo demais. Parece não haver limites para os castigos que ocorrem no Nordeste, agora no Ceará. Além da seca estorricante, que tem deixado quase sem agricultura este Estado sucedem incêndios ao que tudo indica, criminosos destruindo o que resta de matas e vegetação na Ibiapaba, Araripe e entre Reriutaba-Guaraciaba e Guaraciaba do Norte.

Para comemorar. O município de Maracanaú, e o próprio estado do Ceará, têm tudo para comemorar. Isso, em decorrência da classificação daquele município, como sendo o 7º do país em desenvolvimento econômico, e estar entre os 100 melhores do país para ser alvo de investimentos.

Muito grave. A situação dos centros educacionais para adolescentes e jovens envolvidos em crimes, agrava-se a cada dia, com seguidos atos de rebeldia e de destruição desses estabelecimentos. Diante desse clima de terror, o presidente do STF, Lewandowski, decidiu pelo envio de um representante daquele tribunal, para tomar pé sobre o que ocorre.

Hora delas. Reverteu-se de muita importância a realização, em Fortaleza, de evento do PMDB Mulher, intitulado “Mulher em Ação”, e cujo objetivo maior é ampliar a presença efetiva nas atividades e espaços políticos. Para sua presidente, “se houver mais espaços, a mulher poderá dar grande contribuição na resolução de problemas nacionais”.

Jogo de malandragem. O “quebra-pau” entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha e o Planalto, não é nenhum enigma que exija uma esfinge para decifrá-lo: Cunha, acuado por denúncias, poderá “enrolar” por muito tempo o governo, ameaçando colocar em votação o “impeachment”. E se tiver maioria no Conselho de Ética, nem disso irá precisar.

Vai “bombar”. Vai, com certeza, “bombar” a nova etapa das investigações do MPF na “Operação Lava Jato”. Depois de “encurralar” grande número de megaempresários corruptos, a força-tarefa vai fazer o cerco aos políticos e partidos, co-responsáveis pela maior parte das trapalhadas que custaram bilhões, e ajudaram a levar ao fundo do poço a nossa economia.

Centenário. Hoje à noite, no Condomínio Espiritual Uirapuru, será realizada solene cerimônias comemorativa do Centenário da Arquidiocese de Fortaleza. Diante da importância da data e da festa deverão participar bispos de vários estados, destacando-se o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, dom Sérgio da Rocha.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img