30.1 C
Fortaleza

Há 57 operações policiais pendentes de 2015

O fio era pequeno e quando
veio, não para mais
Antônio Carlos Welter, um dos procuradores federais responsáveis pela Lava Jato

O perações policiais no âmbito da Justiça Federal serão retomadas com força, este ano. Fontes ligadas a órgãos investigativos afirmam que 57 operações foram autorizadas em dezembro, antes do recesso de fim de ano. A maior parte das operações pendentes seriam de fases de investigações em curso, como Lava Jato, que apura a gatunagem na Petrobras nos governos do PT, e a Zelotes (fraude bilionária no Carf).

Planejamento
As operações ordenadas pela Justiça não foram realizadas porque demandam planejamento e recursos, e não por causa do recesso.

Complexidade
Várias operações da Polícia Federal são realizadas com policiais deslocados de outros estados, o que as tornam ainda mais complexas e onerosas.

Má vontade
Os cortes orçamentários, decorrentes da crise e de certa má vontade do governo Dilma, tornam ainda mais sérias as dificuldades na PF.

Incansáveis
A PF realizou 331 operações nos 253 dias úteis de 2015 (média de 1,3 por dia). Em 2014, início do auge da Lava Jato, foram 390.

Só detalhes
Bez sequer participa de alguma comissão relacionada a turismo. Bacelar é suplente do colegiado sobre regulação dos jogos no Brasil.

Passaporte
Em 2015, Bacelar deu um giro por nossa conta. Foram viagens para Havana (Cuba), Paris (França), Genebra (Suíça) e Milão (Itália).

Check-in
Ainda em 2015, Bez se mandou, também por nossa conta, para Cidade do Panamá e Cólon (Panamá) e Seul (Coreia do Sul).

Dilma nem de ouro
O último vídeo no canal do PT estrelado por Dilma foi publicado em outubro de 2015. E só porque ela cumprimentava Lula pelo aniversário, dia 27. Sem Lula, Dilma apareceu no canal PT a última vez em agosto.

Linha cruzada
Alçado a todo-poderoso do Governo, o ministro Jaques Wagner não gosta de aguardar ao telefone nem quando quem liga é a chefe: na Casa Civil, as secretárias tentam barrar ligações diretas até de Dilma.

Celebração discreta
O PT completa 36 anos de fundação nesta quinta-feira, mas a celebração foi acanhada. No site do PT, os destaques eram a defesa de Lula, muito enrolado no escândalo da Lava Jato, e críticas ao PSDB.

Fome zero
A Presidência da República voltou atrás e suspendeu a compra de 31,5 toneladas de ração para os peixes e aves da presidente Dilma Russeff, revelada por esta coluna nesta quarta-feira (10).

Em prol do quórum
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) convocou “todo corpo funcional” a comparecer em pronunciamento da ministra Kátia Abreu, para falar da campanha de combate ao Aedes aegypti.

Caso de família
Arnaldo Jordy (PPS-PA) quer que a Procuradoria Geral da República investigue o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz. A suspeita é de tráfico de influência em favor do seu filho, o advogado Tiago Cedraz. O ministro Raimundo Carreiro também entra no bolo.

Ministério das boquinhas
O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) critica a perda de validade da medida provisória da reforma ministerial. “Não é surpresa. O Governo é perdulário e adora uma boquinha para os apaniguados”, afirma.

Medo de cara feia
Nos planos iniciais do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), estava a devolução do Detran a seu papel burocrático, como em todo o País, retirando-o da área de segurança, porque isso não está previsto na Constituição, e o vinculando à área de mobilidade. Faltou coragem.

Por muito pouco
O Petrolão só perde no ranking dos maiores escândalos de corrupção do mundo para o ucraniano que “vendeu” o próprio País. Foi por pouco.

Comigo não, violão

O ex-marido da prefeita Marta Suplicy, argentino Felipe Belisário Wermus, que se apresenta como “Luís Favre” e tinha fama de conquistador, estava ao lado do ex-presidente Lula no dia de sua vitória para a Presidência. Os dois são amigos. Wermus o abraçou, eufórico:
– Agora não sei se vou ficar em São Paulo ou vou para Brasília!
O ex-presidente Lula reagiu com sarcasmo:
– Eu já sou casado, meu caro…

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img