28.4 C
Fortaleza

Honório Pinheiro da CNDL: “empreender é arriscar”

 

“Várias empresas de sucesso nasceram de empreendedores natos, homens e mulheres cuja fé “no próprio taco” os fez sair do sonho para a execução, pessoas que em vez de acreditarem nas probabilidades do fracasso, escolheram influenciar essas probabilidades na direção de sucesso. Outro senso comum sobre o empreendedorismo é avaliar que os que empreendem o fazem pelo desespero da perda de um bom emprego. Para parcela significativa dos empreendedores, partir para o próprio negócio é, na verdade, uma decisão muito pensada. Quem não arrisca, não petisca! Essa máxima popular traz em sua simplicidade linguística uma imensa sabedoria, pois deixa claro que para chegar onde quase ninguém chega é preciso correr os riscos que quase todos avaliam não valer a pena. Alguns julgam medrosos os que assim pensam, mas eu avalio que correr riscos não é simplesmente uma questão de coragem. Arriscar, mais que coragem, exige esperança.

E o que emprego. E o que é a esperança senão o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja, a vitória de quem torna crível aquilo que a muitos consideram incrível? No Brasil das recorrentes crises socioeconômicas, convencionou-se que o risco de empreender é tarefa para iluminados, quando, na verdade, muitos indivíduos bastante comuns já chegaram ao topo do empreendedorismo.

Quem tem espírito empreendedor não supõe que sair do emprego seja trocar o certo pelo duvidoso. Para ele, deixar o emprego e pôr o próprio negócio é, na verdade, trocar o duvidoso pelo certo. Nesse mercado cada vez mais exigente, marcado pela ferrenha competição e por uma tremenda necessidade de atuação constante e efetiva, gerir o próprio negócio significa estar na condução do barco e não à mercê dele. Desafios há, e não temos como deles fugir, mas estes existem também na vida daqueles que têm a suposta garantia de um emprego seguro.

Ao longo de minha trajetória como empresário e líder classista, muitas vezes me deparei com potenciais empreendedores, pessoas com o chamado tino para os negócios, porém, indivíduos geralmente pessimistas demais. Pessoas que olharam o futuro, mas nele só viram o desejo morto atrás de uma porta que jamais ousaram abrir. E não há pior cético ao que aquele que não crê no que é capaz de realizar. Correr riscos para empreender exige um apetite que nem todos têm; em compensação, os que buscam saciar esse apetite – de maneira programada – costumam se dar muito bem.

Em janeiro, participei do maior evento de varejo mundial, a National Retail Federation (NRF) onde tive a oportunidade de acompanhar uma palestra do General Colin Powell, secretário de Estaco dos Estados Unidos no governo Bush. Uma das muitas mensagens que ele passou é que o otimismo é um efeito multiplicador que auxilia na realização aos sonhos. Por isso, meus amigos, acreditar na capacidade de influenciar as circunstâncias é o primeiro passo para que o sonho do empreendedorismo se torne realidade. Arrisque e petisque. O mundo do varejo é uma porta aberta para os empreendedores de fé”.

PSD/PMB
Isso mesmo. Em reunião presidida pelo deputado federal Domingos Neto, o bloco parlamentar, recém-formado, na Assembleia Legislativa, com deputados do PSD e PMB aprovou o primeiro calendário de eventos e encontros com filiados, lideranças políticas e comunitárias, no interior cearense.

Saiba mais
Ficou agendado para os próximos dias, os seguintes encontros (reuniões políticas), em Tianguá, 20; em Cariús será dia 26 e no sábado, 27, em Icó e o primeiro evento em março será dia 4, em São Gonçalo do Amarante.

Presentes
Na reunião de segunda-feira, 15, no escritório do deputado federal Domingos Neto, em Fortaleza, ele o presidente da Comissão Provisória do Diretório Estadual do PMB, estiveram presentes, os deputados Gony Arruda, Laís Nunes, Júlio César Filho, Osmar Baquit, Naumi Amorim, Bethrose e ainda, o ex-deputado e ex-prefeito de Icó, Neto Nunes e os ex-prefeitos de Maracanaú, Júlio César Costa Lima e de São Gonçalo do Amarante, Valter Lima.

Posse na ALJUG
Isso mesmo. Será neste sábado, 20, às 17h, na Casa de Juvenal Galeno, Rua General Sampaio, 1128, Centro, a solenidade de posse da nova diretoria da Academia de Letras Juvenal Galeno, à frente a escritora Maria Linda Lemos Bezerra, que receberá o cargo da atual presidente Eliane Maria Arruda Silva, que será na nova gestão, a diretora de publicações.

Os nomes
Vão ser empossados: presidente – Maria Linda Lemos Bezerra, vice – Francisco José Moreira, 1ª secretária – Clara Leda de Andrade, 2ª secretária – Rosa Virgínia Carneiro; 1º tesoureiro – Eduardo Luiz de Santana Cruz, 2º tesoureiro – Regina Maria Holanda Amorim entre outros que farão parte da diretoria.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img