26.1 C
Fortaleza

Ignorando a crise

A crise que fez os brasileiros retirarem mais de R$ 57 bilhões da poupança no ano e não preservou sequer a “queridinha” renda fixa passa ao largo dos fundos de previdência privada. Essa aplicação, usada por quem deseja complementar a aposentadoria no futuro, captou R$ 39,4 bilhões nos últimos 12 meses, um salto de 9,2% em seu patrimônio líquido. De acordo com números da Susep – a Superintendência de Seguros Privados, em setembro a carteira de investimentos desses fundos ultrapassou, pela primeira vez, meio trilhão de reais. Para especialistas, a previdência privada é favorecida pelo ocaso da poupança, pela disciplina de longo prazo que impõe aos poupadores, por vantagens tributárias e pela maior conscientização da população sobre a necessidade de planejamento financeiro. Apesar da isenção total de Imposto de Renda, a poupança tem sofrido com juros altos. Isso porque seu rendimento é fixo — de 6,17% ao ano mais Taxa Referencial, contra uma inflação em 12 meses de 9,93% em outubro —, enquanto títulos que acompanham a taxa básica Selic rendem 14,25% ao ano, por exemplo. Além disso, com a alta do desemprego e do endividamento das famílias, os poupadores têm precisado sacar recursos da poupança para cumprir obrigações.

Inadimplência
A inadimplência nos condomínios disparou neste ano e as administradoras preparam um arsenal de medidas para não deixar a situação sair de controle. Diante da falta de expectativa de melhora no cenário econômico no ano que vem, gestoras e síndicos aprimoram os métodos e intensificaram as cobranças, e também já contam com uma mudança no Código de Processo Civil para agilizar as ações na Justiça.

Pedra no sapato
Segundo dados do Sindicato de Habitação de São Paulo, as ações judiciais relativas a calotes no pagamento das taxas de condomínio aumentaram 27,9%, em 2015, até setembro. Uma pedra no sapato de administradoras e síndicos é a penalidade considerada pequena em caso de atraso. Após uma mudança no Código de Processo Civil, em 2002, a multa caiu de 20% para 2%. Além disso, o condômino inadimplente não pode ser impedido de usufruir dos serviços, como portaria, água, energia e elevador.

Mudanças
Atualmente, as administradoras entram com uma ação de cobrança e levam, em média, de três a cinco anos somente para comprovar a existência da dívida. Só a partir disso o processo de cobrança pode ter início. Já o novo código permite entrar diretamente com uma ação de execução. Significa que, em aproximadamente um ano, o devedor pode ter a conta bloqueada ou ver o imóvel ir a leilão.

Palestra
Segurança química, gestão ambiental e tecnologia da informação, serão os principais temas debatidos em palestra amanhã durante evento a ser realizado na Federação das Indústrias do Estado. O diretor técnico da Intertox, empresa referência nacional no segmento, Fabriciano Pinheiro, ministrará a palestra ‘Produtos Químicos: Classificação GHS, Rotulagem e FISPQ (MTE-NR 26 e ABNT-NBR 14725)’. O evento, realizado pelo Sindquímica Ceará acontecerá das 8 às 11 horas, no salão aberto da cobertura da Fiec.

Novas taxas
As taxas máximas de juros no crédito consignado de aposentados e pensionistas do INSS ficaram mais altas, ontem. Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sobe de 3,06% para 3,36% ao mês.

Movimento
Em um ano em que a economia brasileira deve recuar até 3%, os portos devem chegar ao fim de dezembro comemorando alta de 4,8% na movimentação de cargas. De acordo com estimativa da Secretaria Especial dos Portos, o volume transportado em navios no País pode chegar a 1,015 bilhão de toneladas até dezembro. Em 2014, foram 969 milhões de toneladas. A estimativa é endossada por especialistas, que atribuem o desempenho à desvalorização cambial e ao aumento do volume exportado de commodities minerais (como minério de ferro e petróleo) e, principalmente, agrícolas, com destaque para soja, milho e arroz.

 

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img