27.1 C
Fortaleza

Investigar o Judiciário

Nos últimos anos, os brasileiros tiveram a esperança que a Justiça funcionasse para todos. Nunca havíamos visto presidente, governadores, prefeitos, empresários, senadores e deputados na prisão. Com a Lava Jato, foi possível conhecermos como funcionava as relações pouco republicanas entre os políticos e a classe empresarial. Abriram a caixa-preta do Poder Executivo e do Legislativo. Mas, o Judiciário continua intocável, o corporativismo predomina na classe. Também são poucos os advogados e partes de uma ação que têm coragem de entrar com uma denúncia no CNJ contra um magistrado ou um ministro dos tribunais superiores. Todos temem por perseguição.

Venda de sentenças, patrimônios não condizentes com vencimentos recebidos, decisões dadas sem ouvir as partes interessadas, processos que se arrastam na Justiça há mais de 30 anos, porque juízes não trabalham, habeas corpus injustificáveis, arquivamento de processos, tráfico de influência no STJ e no Supremo por meio de filhos advogados de ministros e outros familiares. Isso ocorre nas variadas instâncias do Poder Judiciário e magistrados não são investigados. Quando acontece administrativamente, recebem penas leves, como censura e advertência. Na abertura de um processo, esse corre em segredo de justiça e se o magistrado for condenado, a pena máxima é o prêmio da aposentadoria compulsória, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

A corajosa ex-mi­nis­tra do STJ, Eli­a­na Cal­mon, quando era cor­re­ge­do­ra Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça, admitiu que existia “ban­di­dos de to­ga”. Afirmou à época, da im­pos­si­bi­li­da­de de a La­va Ja­to che­gar ao Ju­di­ci­á­rio. Declarou, ainda, que “de­la­ção sem pe­gar o Ju­di­ci­á­rio não é de­la­ção. É im­pos­sí­vel le­var a ca­bo uma de­la­ção de gran­de por­te que não men­ci­o­ne um ma­gis­tra­do se­quer”. Até o pre­sen­te mo­men­to, ne­nhum ju­iz, de­sem­bar­ga­dor ou mi­nis­tro foi ci­ta­do ofi­ci­al­men­te na La­va Ja­to, se­gun­do Eli­a­na. “To­das as pu­ni­ções de ju­í­zes e de­sem­bar­ga­do­res fo­ram no âm­bi­to ad­mi­nis­tra­ti­vo, pois a por­ta da La­va Ja­to sem­pre foi la­cra­da pa­ra a en­tra­da do Ju­di­ci­á­rio.”
Nunca devemos perder a esperança. O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) apresentou à mesa do Senado novo requerimento para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os tribunais superiores. O pedido contou com a assinatura de 29 senadores e contém 13 fatos determinados elencados e que para ele demandam que se exija apuração.
Espero que esse novo pedido de CPI seja atendido, não vire “pizza”, como também façam uma varredura em todo o Poder Judiciário.

Movimento Brasil Sem Drogas
No próximo dia 28 de março a coordenadora do Movimento Brasil Sem Drogas do Ceará, Rossana Kopf, junto com o magistrado Manuel Clístenes juiz da Vara da Infância e Juventude, e Jorge Damasceno farão uma palestra na sede da Esmec sobre os temas “Prevenção de álcool e outras drogas”, Família e Cultura de Paz. A ação conta com o apoio da Escola da Magistratura, sob a direção do juiz Angelo.

 

Preocupação com os elevadores
O empresário Sidney Brasil, diretor Técnico e Comercial da empresa Manter Elevadores, em visita ao jornal O Estado, advertiu para cuidados que os condomínios devem ter em relação os elevadores. Sempre deve ser realizado manutenções nos equipamentos e jamais se a porta de um elevador se abrir no meio de uma parede pessoas que estiverem dentro devem permanecer no local até que venham os técnicos responsáveis para retirá-los.

Governo inaugura escola em assentamento rural

Estudantes do Assentamento Salão, em Mombaça, agora não precisam mais percorrer grandes distâncias para estudar. Isso porque foi inaugurada, na manhã de ontem (21), a Escola de Ensino Médio Paulo Freire, a nona construída pelo Governo do Estado do Ceará em assentamentos rurais. A unidade educacional custou R$ 5,9 milhões oriundos dos governos Federal e Estadual – investimento englobando construção e compra de equipamentos e mobílias.

 

Festival Viva La Carne

Neste domingo, dia 24, acontece no Iate Clube de Fortaleza, um dos maiores eventos de churrasco do Norte e Nordeste, o Festival Viva La Carne. Grandes nomes da gastronomia desse segmento estarão por lá. Um dos principais chefs do Brasil, o paulista Roberto Ravioli, também participante do programa É de Casa, é um dos profissionais confirmados no evento. Os ingressos para o Festival Viva La Carne podem ser adquiridos no Restaurante Cabaña Del Primo, no shopping RioMar Fortaleza e na loja JEF, no Shopping Iguatemi, além do site Efolia.

O presidente do Jornal do Commercio, João Carlos Paes Mendonça, convida para a palestra do jurista Carlos Ayres Britto em comemoração
aos 100 anos do Jornal do Commercio. O encontro acontece no próximo dia 2 de abril, a partir das 18h30, no auditório do Sistema
Jornal do Commercio e será seguido de coquetel na Blu’nelle

Festa doDia da Indústria

Personalidades que constribuíram para a transformação da indústria cearense foram homenageados, na noite de ontem, em comemoração ao Dia da Indústria, anfitrionados pelo presidente da Fiec, Beto Studart. Receberam a Medalha de Mérito Industrial o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, o chanceler da Unifor, Edson Queiroz Neto, e a presidente do Sindicato das Indústrias de Frios e Pesca do Ceará, Elisa Gradvohl.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img