28.4 C
Fortaleza

Janela ou porteira?

 

Hoje, 18, tem início um momento inédito na história política do Brasil, com a promulgação, pelo Senado Federal, de polêmica inédita medida, com a duração de 30 dias, durante a qual, funcionará o que muitos já classificam como a “janela da infidelidade”, quando políticos desconfortáveis em seus partidos, podem tomar o rumo que quiserem. Quem conhece a história dos velhos PSD, UDN, PSP e PTB dos anos 40-50-60, sabem que essa “janela” seria impensável naqueles tempos românticos. Quem era UDN ou PSD “ferrado”, o era até o fim da vida. “Virar” de um desses partidos para o outro, era sacrilégio imperdoável, até para as famílias. Mas isso, quando partido era partido. Depois que os militares extinguiram os partidos, nunca mais tivemos instituições desse setor capazes de atrair muitos políticos sérios, uma espécie em extinção. Tudo pode acontecer nos próximos 30 dias. São muitas as projeções. Alguns exemplos: o PT, naufragado no escândalo da Petrobras, vai “sangrar”. O PDT, que ia bem, perde dois senadores de peso, Cristóvam Buarque e Reguffe. O PMDB, mesmo com alguns de seus maiores nomes às voltas com denúncias, poderá, como PSDB, DEM, SD e PPS, atrair deputados do PP, PSD e PR. Há um ponto positivo, expresso por cientistas políticos: a “janela” poderá minimizar a deterioração da política brasileira, cuja fragmentação e facilidades para criar legendas, dificultam a formação de maiorias e é fonte recorrente de crises. Mas, o bom mesmo seria que a “janela” fosse uma larga e escancarada “porteira de curral”, por onde se mandassem, para nunca mais voltar, os políticos ímprobos e carreiristas de que o Brasil é tão farto.

Tecnologia Segunda-feira, 22, o deputado Ariosto Holanda (Pros) apresenta, na Secretaria de Ciência. Tecnologia e Ensino Superior, proposta destinada a fortalecer os Centros Vocacionais Tecnológicos, CVTs, referência nacional no ensino técnico para jovens.

Ao lado… de Ariosto, estará o secretário Artur Bruno, formando uma dupla em defesa do aumento das CVTs, tidas como a grande saída para a oferta de cursos técnicos de nível médio.
Piora… o “Ibope” da Coelce perante toda a sociedade. Ontem, na AL, além de denunciarem maus serviços, deputados sugeriram ao Governo suspender contratos com a empresa.
Exemplo… de mau vereador, o ex-edil Leonelzinho Alencar, acusado de peculato, terá que devolver tudo o que subtraiu do Patrimônio Municipal, segundo o promotor Ricardo Rocha.
É com o povo O juiz Sérgio Moro, destaca a importância da Justiça no combate à corrupção, afirma que a maior arma contra esse crime, é mobilização, que leva a população às ruas.
Para o bispo…
D. Edmilson Cruz, não adianta combater todas as doenças sem combater a corrupção. E faz uma advertência: “Votar em políticos corruptos é votar na morte”.
Animado…
o Planalto com a legalização da “mina” chamada jogos de azar, excelente fonte de renda. Mas o MPF adverte: sem controle, a liberação fará a “festa” do crime organizado.
Acabou a moleza… para Renan, presidente do Senado. Até agora inatingível pelo STF, está nas mãos do presidente Lewandowski, que marcará sessão para analisar denúncias contra ele.
Grande data… será o dia 25 de março, quando a desembargadora Iracema do Valle, presidente do TJCE, empossará 76 novos juízes, o que representará grande desafogo para a Justiça
Importância Para a desembargadora Iracema, além do assumirem dezenas de comarcas sem titulares, a presença dos novos magistrados será destaque também em um ano eleitoral.
O procurador… Janot, depois de tanta ferocidade contra Eduardo Cunha, Renan e outros, o resolve sugerir ao TSE jogar no lixo TUDO o que foi denunciado contra Dilma e Temer?!
Sonhando alto… demais, o deputado Capitão Wagner (PR), um dos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza, luta pelo apoio “apenas” dos senadores Tasso (PSDB) e Eunício (PMDB)!…
Petistas… estão culpando até o ex-ministro Delfim, pela invasão do “Aedes”, alegando que ele esvaziou a FUNASA. Mas se esta foi “esvaziada” deva-se a algumas más gestões.

 

“A liberdade é uma planta que cresce e floresce depressa, desde que ganhe raízes”. George Washington (1732-1799), primeiro presidente dos Estados Unidos da América.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img