26.1 C
Fortaleza

Uma história ainda mal contada

Se existe, na atualíssima História do Brasil, uma história muito mal contada, essa é, com certeza a que se refere à “novela” dos médicos cubanos importados para o programa “Mais Médicos”. Em primeiro lugar, é até inadmissível condenar-se um programa – seja lá de que partido for, incluindo o PT – destinado a salvar vidas, notadamente num país de saúde mal administrada, como é o Brasil. O que a sociedade brasileira ainda sabe muito pouco é o que estava por trás desse acordo rompido.
Quando foi consolidado o referido acordo, enquanto muitos vibravam ante a realidade de termos milhares de médicos dando assistência a milhões de brasileiros menos favorecidos, uma parte, inclusive a imprensa, olhava de esguelha essa situação. Primeiro, porque no Brasil se achava no poder um partido – PT – que só pensava “naquilo”, ou seja, no poder. Segundo, porque o arranjo foi feito entre esse mesmo PT e um país – Cuba – beneficiado com alguns “agrados” não-pagáveis do governo petista.
O que se soube, agora, através de denúncias por médicos cubanos em outros países, é que, além de terem 80% dos seus salários do “Mais Médicos” surrupiados pelo governo de Cuba, com a permissão da Opas, a missão desses profissionais, além de atender pacientes, era a de cabos-eleitorais dos governos petistas. Por trás de um programa salvador de vidas, ocultava-se uma manobra tendenciosa de consolidação do poder petista, com o apoio de uma Cuba aliada e financeiramente dependente.

COMO PAI DEVE AGIR – Desde que o presidente Bolsonaro se envolveu na campanha presidencial, quem mais lhe deu trabalho foram os filhos e alguns aliados. Agora, enquanto o filho Flávio, eleito senador, se acha envolvido em denúncias de atos ilícitos, ele, abordado sobre o problema em Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, reagiu como um verdadeiro pai disciplinador e de pulso, ao afirmar que como pai, lamenta, “mas se forem verdadeiras as suspeitas, Flávio deve pagar por isso”.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Casos de mpox se aproximam de 100 mil em todo o mundo, alerta OMS

Dados mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países
spot_img