30 C
Fortaleza

Justiça não é para todos

Não existem dados atuais do número de indivíduos que fazem parte da população carcerária brasileira. O último levantamento realizado foi em dezembro de 2014. Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cerca de 40% de pessoas que estariam presas sequer foram julgados em primeira instância, imaginem quantos serão agora no ano de 2017.

Acusados de pequenos delitos convivem com marginais de alta periculosidade e a cada dia especializam-se em crimes maiores. O aprendizado do presídio é algo diabólico na vida de quem está no meio. A justiça por falta de estrutura e também as vezes por falta de trabalho de alguns membros não consegue enfrentar esta bomba relógio que a qualquer momento poderá explodir.

Então eu me pergunto. Por que uma pessoa que furtou uma cachaça em um supermercado, ou caçou codorna e comercializou, continua preso? Se José Dirceu como todos os outros envolvidos na Lava Jato, foram soltos esta semana quando são acusados de desviarem bilhões que poderiam ser usados para evitar milhares de mortes nos hospitais do País, onde a população mingua por um atendimento; poderia também tirar os moradores de rua que amanhecem o dia dormindo no chão junto com crianças que choram de dor na barriga por, muitas vezes, não ter um só alimento para se manter; investir na prevenção e tratamento de usuário que são consumidores de drogas, um mal que está provocando um genocídio da nossa juventude; tirar crianças das ruas que se prostituem, construir creches para que as mães possam trabalhar; construir escolas de tempo integral para acabar com a ignorância de nosso povo e estimular a economia para diminuir o desemprego …Enfim, o espaço aqui não seria suficiente para citarmos os grandes problemas que enfrentamos hoje.

A justificativa dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowaki e Dias Toffoli para soltá-los é revoltante. Mesmo com a condenação em mensalão e o andamento da Lava Jato muitos que estavam presos e foram soltos agora, continuaram cometendo crimes porque tinham a certeza que ficariam impunes, que neste País o tratamento é diferente para quem tem dinheiro.
Após esta decisão, constituída de apenas três ministros, não teremos como educar nossos filhos e netos com bons princípios, mostrando que o crime não compensa.

Mas ainda há esperança, com a manobra do relator ministro Fachin ao levar ao plenário da Corte à analise da manuntenção ou revogação da prisão de Palocci. Esta saída ocorreu após derrotas consecutivas de Fachin, na tentativa de manter em prisões os acusados da Lava Jato votadas na Segunda Turma do STF, que é composta somente por cinco ministros.

Rolando na Interner para você rir
O que escrever em seu túmulo se você é…
ESPÍRITA
Volto já.
INTERNAUTA
www.aquijaz.com.br
ALCOÓLATRA
Estou aqui contrariado por não ter participado da saideira.
ARQUEÓLOGO
Enfim, fóssil.
ASSISTENTE SOCIAL
Alguém aí, me ajude!
BROTHER
Fuuuui
DELEGADO
Tá olhando o quê? Circulando, circulando…
DILMA
Foi golpe
AÉCIO
Enfim, pó!
LULA
É de um amigo meu
MACHISTA
Rígido, como sempre.
HIPOCONDRÍACO
Eu não disse que estava doente?
PESSIMISTA
Aposto que está fazendo o maior frio no inferno.
PSICANALISTA
A eternidade não passa de um complexo de superioridade mal resolvido.
SEX SYMBOL
Agora, só a terra vai comer.
FUNCIONÁRIO DA CAIXA
Vem pra Caixa você também, vem!
O ADVOGADO
Disseram que morri … Mas ainda cabe recurso … Vou recorrer!!!

Nota de solidariedade a Danilo Fortes
A bancada de deputados federais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) divulgou, quinta-feira, uma nota de solidariedade ao deputado Danilo Forte e outros três dirigentes estaduais da legenda. Na semana passada, após a votação da reforma Trabalhista, em que metade da bancada votou a favor da proposta, o partido resolveu destituir Forte e outros parlamentares de suas funções nas comissões provisórias.
O documento que reúne 26 assinaturas até o momento, e pede a manutenção da deputada federal Tereza Cristina (MS) à frente da liderança do partido na Câmara dos Deputados, explicita a unidade do bloco, mesmo com correntes de pensamentos divergentes no âmbito das reformas propostas pelo Governo.

MBA em gestão industrial
A Faculdade da Indústria do IEL/CE está com inscrições abertas para o MBA em Gestão Industrial, com turma em Fortaleza/CE. O curso terá início no dia 08 de maio e acontece às segundas e quartas-feiras, a cada duas semanas, das 18h30 às 22h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Mais informações no [email protected] / (85) 4009-6300 . O MBA é voltado para profissionais, gestores e dirigentes graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Gestão Pública, Engenharia ou áreas afins. O curso lança um olhar inovador sobre temas pertinentes à administração de negócios industriais, como inteligência competitiva, gestão de projetos para indústrias, gestão financeira e da inovação, logística empresarial e sustentabilidade, com ênfase em cadeias produtivas.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img