26.1 C
Fortaleza

Lula vem aí: já vem tarde

Lula vem aí, e, segundo se sabe, para uma jornada política por alguns estados. Com todo o respeito ao direito constitucional legítimo do ex-presidente de ir e vir: há uma indagação generalizada: para quê? Segundo ele e seus “fanáticos de auditório”, trata-se de uma tentativa “preservar o governo da presidente Dilma e defender a democracia”. Lindo! Só que, diante de tal atitude de Lula, defensores e rivais dele têm um mesmo ponto de vista, ou seja, ele só resolveu “arregaçar as mangas” para defender a sua protegida, depois que se viu mergulhado também nos escândalos investigados pela Lava Jato.

O País conheceu, durante meses, as muitas críticas do ex-torneiro mecânico à ex-guerrilheira. Com a dupla devidamente enquadrada nos meandros da Justiça, o país passou a assistir a um espetáculo tragicômico: uma presidente em desespero jogou todas as fichas na tentativa de blindar e salvar um ex-presidente, também em desespero.

Tudo isso, ante o desmoronamento da base político-partidária no Congresso Nacional, que já foi um “rolo compressor”, mas hoje desaparece a cada dia. Mas há outros aspectos que tornam esse périplo de Lula até temerário. Um exemplo é o estado do Ceará, e com destaque Fortaleza, que serviu, por várias vezes, de palco aos espetáculos mais mambembes da nossa História, “estrelados” por Lula, Dilma e mais alguns “figurantes” locais, quando da vergonhosa tapeação, do revoltante estelionato eleitoral da “refinaria”. Pode até ser que o “gênio” Lula num passe de magia, tire da cartola alguma saída para o Ceará recuperar quase R$ 700 milhões “sepultados” num projeto cujos responsáveis deveriam estar cumprindo as penas da lei. Só que ninguém acredita nisso.

Fora os quatro Para o correto deputado Raimundo Matos (PSDB), se é para afastar da política, que sejam afastados a presidente Dilma, o senador Renan, o deputado Cunha e também o vice-presidente Temer. Colocá-lo no lugar de Dilma “seria trocar seis por meia dúzia”, afirma ele.

Orientação
O presidente da CMF, Salmito, insiste em que é preciso “vitaminar” a UVC, com vereadores de Fortaleza orientando os demais colegas, através de seminários no interior.
Cautela Segundo o presidente regional do PSDB, Luiz Pontes, o partido vive um grande momento em Fortaleza, o que vai exigir muita cautela no que diz respeito a coligações.
Assegura o deputado… Leônidas (PDT), “do peito” dos Ferreira Gomes, a sucessão do prefeito Veveu está decidida: será o deputado Ivo, e não Cid, o ex-governador Cid, como se andou cogitando.
Para o deputado… Fernando Hugo, não se deve mais temer a “compra de apoios” no caso da votação do “impeachment”; afinal, a grana que poderia servir para isso “evaporou-se” no “petrolão”…
Tem mais Tendo em vista a atuação do PT na política nacional, Ubiratan lembra que, quando o TCU resolveu denunciar os atos de corrupção desse partido foi acusado de “parar o país”.
Por que… o escândalo em relação à matéria da “Veja” sobra planos de Lula para se refugiar na Itália? Líderes como Brizola e Jango, bem menos implicados, não fizeram o mesmo?
Perdido…

no cipoal de escândalos, Lula pediu aos sindicalistas que se unam para cobrar do juiz Moro, a Lava Jato “quando ele vai pagar pelas perdas que tem causado à economia do País!…”
Em cima da bucha… o presidente da Associação Nacional de Procuradores Federais, Marcelino Rodrigues, indaga de Lula: tem o médico culpa por lhe entregarem um doente em estado terminal?
E mais indaga… Rodrigues: desde quanto se pode colocar num soldado a culpa por um cadáver, que ele encontrou na rua? Pois é essa a situação da economia, e Moro nada tem com isso.
Greve geral
O Movimento Vem pra Rua, faz pesada campanha nas redes sociais, convocando trabalhadores, profissionais liberais, para greve geral, a ser deflagrada no dia 13 de abril.
Em maio…

acontecerá importante reunião, em Ubajara, com lideranças e todos os deputados votados. Tema: a “Região Metropolitana da Ibiapaba”, rejeitada por políticos de Sobral.

“Se o governante perde o apoio do Poder Legislativo em geral, é o altíssimo risco de que terá perdido o apoio dos representados por esse poder”. Virgílio Távora (1919-1988) líder maior da História Política do Ceará.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img