27.1 C
Fortaleza

Macaco em loja de louça

 

No momento em que as atenções da Nação se voltam para os confusos acontecimentos de Brasília, com a polêmica nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil da Presidência da República, tem rendido muitas ironias, algumas desastradas, espetaculosas e anedóticas frases pronunciadas pelo personagem em questão. Há alguns dias, insuflado pelos aplausos de algumas centenas de metalúrgicos, ofereceu-se para “comandar uma “tropa” por eles formada para defender o Governo”. Um pouco depois, Lula, ao referir-se às indecisões da presidente Dilma, sua protegida, disparou: “A Dilma é ótima para ser mandada (por mim), mas uma tragédia para mandar (nos outros)”. O “operário pacifista”, logo quando o País precisa de paz, se propõe a comandar legiões de agitadores que pensa ainda possuir. Na sequência, o dominador, o patrono, mostra não ter respeito, nem levar a sério aquela que ele catapultou para o Planalto. Nem é preciso comentar o que ele fará, tendo em mãos o comando da Casa Civil, onde já pontificou Zé Dirceu, mentor dos “aloprados” do “mensalão” , assim “batizados” pelo então presidente. Dentro dessas expectativas, não será exagero o que adverte o senador José Agripino (DEM-RN), ou seja, de que a Casa Civil termine virando uma “casa de tolerância”. Lula, neurastênico como tem andado, pode terminar agindo como “macaco em loja de louças”, dentro do cenário encontrado no Planalto, com o Governo sem rumo e sem tino, como nunca ocorreu em nosso país. Por fim, Lula deve ter esquecido uma de suas mais patéticas “tiradas”, pronunciada em 1986, sobre as injustiças do País: “No Brasil, quando pobre rouba, vai para a cadeia, e quando rico rouba, vira ministro!…”

Moralizando Mesmo com a Câmara dos Deputados “fervendo” com as trapalhadas políticas, o deputado José Arnon (PTB) viu aprovada matéria de sua autoria: a destinação de 10% de todos os recursos da “Minha Casa…” para pessoas de baixa renda, e de cidades de menos de 50 mil habitantes.

O problema… esclarece o parlamentar caririense, é que os beneficiados vêm sendo apenas quem ganha a partir de R$ 1,6 mil e moradores de cidades com mais de 50 mil habitantes.
Fim das fraudes… e desvios de recursos das empresas estatais, com a aprovação de substitutivo do senador Tasso Jereissati (PSDB) criando a Lei da Responsabilidade Fiscal para o estratégico setor.
Esta é óóóóótima! Segundo o deputado José Guimarães (PT), líder do Governo, foi “um ato de grandeza” do ministro Wagner, “ceder” a Casa Civil ao ex-presidente Lula. E ele seria louco
para negar?…
Coincidentemente…
amanhã, acontecerá grande manifestação nas ruas de Iguatu, liderada pelo PMDB, cobrando do Governo recursos para a Saúde, e que poderá “melar” o Encontro Regional do PDT.
Valiosa parceria… está funcionando, entre o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, e o governador Camilo, do que resultou a adoção, por aquela instituição, de duas escolas profissionalizantes.
Recado Ontem, na CMFor, o Sindicado dos Servidores e Empregados de Fortaleza realizou manifestação na CâmaraMunicipal, com um recado claro ao prefeito RC: reajuste de 12,5% ou greve.
Comenta-se… no “Beco do Cotovelo”, caixa de ressonância de tudo o que ocorre em Sobral: enquanto Ciro Gomes defende Cid para a Prefeitura, esse prefere o deputado Ivo. E agora?…
Estava marcada… para ontem, avaliação, pelo STF, de mandado de segurança no sentido de que o Congresso possa implantar o sistema parlamentarista sem necessidade de plebiscito.
Equívoco Na visão do ex-presidente FHC, é um equívoco imaginar que o ex-presidente Lula, na Casa Civil, “possa cuidar da economia e da administração, quando cuidará apenas da política”.
Pressionado… para falar sobre as trapalhadas de Brasília, o governador Camilo Santana afirmou que, no momento, o que mais lhe interessa é “governar bem o nosso Estado do Ceará”.

 

“A política só pode ser reconhecida como uma ciência necessária e útil até o momento em que a sua prática se presta a entravar o desenvolvimento econômico e social de um país”. Barak Obama, presidente dos Estados Unidos da América.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img