26.1 C
Fortaleza

Menos venda

As vendas de imóveis novos na cidade de São Paulo registraram queda de 50,1% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 1.392 unidades, segundo pesquisa da Secovi. De acordo com o grupo, a forte oscilação em relação a 2014 deve-se à base de comparação, pois setembro foi o terceiro melhor mês em termos de vendas e lançamentos no ano passado. No acumulado do ano, foram comercializadas 13.698 unidades, com variação negativa de 4,7% comparado ao mesmo período de 2014. O período de 12 meses entre outubro de 2014 e setembro de 2015 totalizou 20.900 unidades vendidas, uma variação negativa de 5,4%. O valor Global de Vendas no mês atingiu R$ 843,5 milhões, volume 45,2% inferior ao mês de setembro de 2014, quando somou R$ 1,5 bilhão.

Variação de preço
Em tempos de orçamento apertado, é preciso pesquisar muito antes de comprar. Uma pesquisa da Fundação Procon mostra que os preços dos eletrodomésticos, por exemplo, podem variar até 154% nas lojas da capital paulista.

Pesquisar antes
O Procon alerta que, antes de comprar um eletrodoméstico, é recomendável que o consumidor faça uma pesquisa que considere além do preço do produto, as marcas e modelos disponíveis no mercado, verificando as funções e características (tamanho, medidas, vantagens etc.) de cada modelo.

Alta dos preços
Depois do forte impacto da falta de chuvas e da alta do dólar sobre o preço dos alimentos, o risco de agravamento da greve de caminhoneiros que acaba de começar pode pressionar ainda mais os preços. Nos doze meses encerrados em outubro, os alimentos subiram 10,39%, superando os 9,93% da inflação medida pelo IPCA.

Subiu
A taxa perto dos 10% é uma média, mas muitos produtos tiveram reajustes bem mais expressivos. Como a batata-inglesa, cujo preço subiu incríveis 68,86% no Rio de Janeiro. No mesmo período, o valor do alho avançou 59,38%, enquanto o filé mignon teve uma alta de 40,40%, e a cebola, de 29,30%. Não adianta nem correr para uma carne de segunda: o músculo ficou 20,86% mais caro.

Condenado
O empresário e ex-bilionário Eike Batista (foto) foi condenado, ontem, em mais um processo administrativo julgado pela Comissão de Valores Mobiliários, que regula e fiscaliza o mercado acionário brasileiro. Eike Batista foi condenado por descumprimento da Lei de Sociedades Anônimas.

Decisão
Com a decisão o empresário permanecerá cinco anos proibido de exercer cargos de administrador ou de conselheiro fiscal em empresas de capital aberto. Desde 2013, as empresas de Eike já tiveram sete condenações na CVM, sendo que em cinco o empresário foi penalizado.

Crédito
A quantidade de pessoas que buscaram crédito caiu 2,4% em outubro na relação com setembro. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 8,5%. No acumulado do ano, até outubro, a procura do consumidor por crédito ainda registra avanço de 1,9%, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito.

 

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img