26.1 C
Fortaleza

Mensagem do papa Francisco mostrando o que é o Natal

Através de uma amiga muito querida, executiva dos tempos do Bancesa, Tereza Mazza, recebi uma cópia da mensagem do papa Francisco! Feliz Natal. E ele em sua simplicidade e sabedoria diz para a humanidade inteira o que é o Natal. O texto que venho lendo vez por outra em nossos programas na Rádio Cidade AM 860 tem o seguinte teor: “O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do amor. Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma.

O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida. Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne. A luz de Natal é você, quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros. Você é o anjo do Natal, quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor. A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor. Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos.

A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior. O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano. O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos. Você será os “votos de Feliz Natal”, quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício. A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado. Você é a noite de Natal, quando consciente, humilde, longe de ruídos e de grandes celebrações, em silêncio recebe o Salvador do mundo. Um muito Feliz Natal a todos que procuram assemelhar-se com esse Natal. Papa Francisco”.

E o que é o Natal?
A indagação da coluna é para todos nós, indistintamente, se somos ou não católicos apostólicos romanos, se pertencemos a outra religião e ou se nem pertencemos a quaisquer das religiões existentes. No meu caso, cresci em famílias católica e também evangélica. Na grande maioria, os descendentes de minha mãe eram e o são católicos, assim como, os descendentes de meu pai (Abrahão Scarcela de Carvalho) eram evangélicos. Então, cresci ouvindo meus familiares dizendo que o Natal é o nascimento de Cristo em nós. A gente comemora o aniversário de Jesus Cristo que se fez homem para salvar a humanidade inteira e, todos os anos, nesta época do ano as famílias se reúnem para lembrar o grande feito de Deus. As igrejas programam festejos e ajudam muito a que todos possam ter um Natal em paz e encimado no que disse o papa Francisco. É, sobretudo, uma época de renovação de nossos conceitos, a fim de que possamos alcançar a paz e levá-la aos nossos semelhantes, aos nossos irmãos o ao nosso próximo, através de atitudes, através de obras, como lembra São Paulo.

Somente em Jesus
Lendo o livro denominado Dias Melhores do espírita Irmão José e psicografado por Carlos A. Bacelli achei apropriado para este momento transcrever o que está dito nas páginas 114 e 115. O título do artigo é “Somente em Jesus”. Sim somente em Jesus: a paz inalterável; o perdão incondicional; o amor irrestrito; a verdade inconteste; a justiça perfeita; o bem genuíno; o abrigo seguro; a luz inextinguível; o caminho reto; a fonte inesgotável; a eterna alegria… (Eu e Marcos Saraiva que assinamos a coluna, dizemos, registramos e desejamos que cada um e cada uma dos nossos leitores, familiares, amigos e pessoas de uma maneira geral que acreditam no nascimento de Cristo há 2015 anos atrás tenham um abençoado e feliz Natal).

1 – Matéria de primeira página do jornal O Taxista (nº 128-dezembro/2015, portanto, em circulação junto a categoria) prevê que “Tarifa de táxi poderá ser reajustada em 15% a partir de janeiro”. Olho vivo, como diria o colunista José Rangel. 2 – Segundo o deputado federal Danilo Forte, presidente Estadual do PSB “É preciso sonhar novos sonhos e crer nas possibilidades que o que há de vir nos oferece. Uma alternativa, um novo começo e a esperança de um futuro melhor que a travessia do tempo nos oferece”. E Danilo Forte faz outra afirmação: “Este foi um ano de mudanças, novas parcerias, alegrias e realizações. Tivemos um saldo positivo de crescimento e aprendizado. Agradecemos a confiança e dedicação e desejamos que este Natal seja o início da construção de um novo futuro cheio de esperança e felicidade”.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img