30 C
Fortaleza

Ministros do TCU devem desautorizar presidente

Técnica de defesa
Procurador-Geral, Rodrigo Janot, classifica
o “manifesto” de advogados contra a Lava Jato

Os ministros Tribunal de Contas da União devem desautorizar seu presidente, Aroldo Cedraz, por se recusarem a endossar as escolhas que ele fez para vários cargos de direção, na área técnica do TCU, inclusive para a Secretaria Extraordinária da Lava Jato, que monitora a gatunagem havida na Petrobras. O advogado Tiago Cedraz, filho do presidente, foi alvo de mandados de busca e apreensão na Lava Jato.

Acordo
Os ministros só reconduziram Aroldo Cedraz à Presidência do TCU sob a condição de aprovar resolução submetendo as escolhas ao plenário.

Blindagem
O objetivo da resolução dos ministros era impedir a influência do filho dele na designação dos cargos. Mas Aroldo Cedraz ignorou o acordo.

Ultimato
“Se o presidente Aroldo Cedraz não retirar por bem seus indicados” – adverte um experiente ministro – “o plenário vai destituí-los”.

Bomba atômica
Outro ministro definiu assim a resolução que submete as decisões de Cedraz ao plenário: “É como bomba atômica: foi feita para não usar”.

Público e privado
Para o senador Alvaro Dias (PV-PR), um dos principais opositores do PT, “é a velha prática de misturar o público e privado”.

Tropeçando nas pernas
“No Brasil, temos milhares de outros bêbados mais honestos do que o Lula”, ironiza Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ). “E ainda posa de santo”.

Adega valiosa
Caminhão climatizado levou os vinhos, na volta de Lula para São Paulo, em janeiro de 2011. Foram usados 11 caminhões na mudança.

Perseguição
Herói do Brasil, o diplomata Eduardo Saboia continua perseguido no Itamaraty. Ele foi caroneado e ficou de fora do quadro de acesso, passo essencial à promoção. Saboia salvou o senador Roberto Molina, que ficou quase 500 dias asilado na embaixada do Brasil em La Paz.
Quem manda
O ministro Marcelo Castro (Saúde) foi indicado pelo PMDB da Câmara, quando o Planalto aliciou Leonardo Picciani (RJ), mas quem vem ganhando todas no ministério é o senador Renan Calheiros (AL).

Menos um
O deputado Jarbas Vasconcelos (PE) não votará na eleição para líder da bancada peemedebista. “Está se consolidando uma disputa de candidatos descomprometidos com as mudanças (necessárias)”, diz.

Rota das Emoções
O Ministério do Turismo criou a Rota das Emoções no Maranhão, Piauí e Ceará. Seria ainda mais emocionante incluindo um pulo em Curitiba, para mostrar a grande atração turística: a prisão dos réus da Lava Jato.

Maior abandonado
A quem o visita, Delcídio do Amaral não esconde o rancor que tem de Lula e dos colegas do PT. Sente-se abandonado. Delcídio foi preso na véspera de um jantar que tinha com Lula que, até hoje, não revela nada.
Melhor não
Pesa contra a delação do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o ex-líder do governo Dilma que está no xilindró, a certeza de ter o mandato cassado. Como delator, ele teria que confessar os crimes cometidos.

Cegueira de
conveniência
A presidente Dilma ainda vive em um mundo paralelo. O mercado formal de trabalho cortou 1,54 milhão de vaga no ano passado, mas, para ela, isso parece ter acontecido em um país longínquo.

Vizinhos
diferentes
A taxa básica de juros (Selic) está em 14,25% ao ano no Brasil e, em 2015, o indicador oficial da inflação fechou em 10,7%. Em comparação, a taxa básica no Chile é de 3,25%/ano. Chile, Colômbia e Peru têm inflação entre 4% e 5,5%. Só a Argentina bate o Brasil: inflação a 30%.

Pensando bem…
… quem tem lobista não precisa de asas.

 

Dos bigodes à barba

Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores de Lula, tem um apelido até hoje lembrado pelos diplomatas de sua geração. A maldade foi do embaixador Sérgio Corrêa da Costa, com quem Amorim serviu em Londres, nos anos 70:
– Celsinho Quitandeiro.
É que ele usava fartos bigodes, como os de um quitandeiro português. Depois deixou crescer a barba, tornando-se figura de destaque entre os “barbudinhos” do Itamaraty.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img