28.4 C
Fortaleza

Motivos para esperança

Num estado como o nosso, encravado na zona mais ressequida do país, e convivendo com as incertezas de invernos que podem ou não vir, uma iniciativa do porte da ZPE surge como um raio de esperança para a nossa tão sofrida economia. Isso, diante de um quadro cada vez mais pessimista que se desenha em termos nacionais, quando um governo, em claro desespero, busca saídas, cada vez mais difíceis para impedir que esse desespero se espraie no seio da população.
Quando a ZPE foi lançada, houve quem duvidasse da sua concretização, tendo em vista se tratar de um projeto tido por muitos como mastodôntico. Não era bem assim, e o então governador Tasso Jereissati conseguiu convencer técnicos e economistas da viabilidade dessa iniciativa seguida pelos governadores que o sucederam. Em primeiro lugar, porque o Ceará dispõe de um espaço único, o Pecém, cuja vastidão pode Enquanto governadores de outros estados arrancam os cabelos, sem saber de onde tirar recursos, o governador Camilo, acompanhado do secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann tem percorrido países europeus e asiáticos, de onde tem retornado certo de que muitas multinacionais deverão aqui ser instaladas nos próximos anos. É preciso acreditar. A população não pode viver na dependência de chuvas e de milagres. Estes somos nós que podemos fazer.

POTÊNCIA – Ainda dentro do tema do nosso comentário, o deputado Danilo Forte (PSB), um dos parlamentares mais destacados do Nordeste, defende radicalmente mais incentivos fiscais para empresas que se instalarem no Complexo Portuário e Industrial do Pecém. Para ele, esses incentivos não irão abalar a arrecadação de ICMS naquela área, que representará 36 do ICMS do estado.

PODE TER JEITO – A desastrosa aprovação da Lei do Abuso de Autoridade, aprovada por uma chusma de deputados cujas biografias mais parecem “fichas policiais”, poderá não vir a se concretizar. Segundo observadores dos passos do presidente Temer, ele poderá vetar a matéria, se esta for confirmada pelo Senado. A explicação é que Temer, sendo jurista, vai querer uma Justiça boa.

SEM PRIVILÉGIOS – A questão dos foros privilegiados, que tantas injustiças e indignação terminam produzindo, começa a encontrar adversários de peso, inclusive membros do Poder Legislativo, onde estão alguns dos mais privilegiados.
Sinal disso é a posição assumida pelo senador Eunício Oliveira, do PMDB. Ele, segundo teria dito, apoiará a aprovação de PEC que tramita nesse sentido.
DESMANTELO – A respeito dos fatos relacionados com o agitado pleito pela presidência da Mesa Diretora da AL, o pleito causou tantos abalos e desmantelos na vida política do estado, a ponto de causar prejuízos para à administração do estado. A tal ponto de o governador Camilo, envolvido nesse “rolo”, ter passado os três primeiros dias da semana, praticamente sem uma agenda de atividades oficiais.

ALTO CARGO – No momento em que muita gente lá do “Sul maravilha” se acotovela por cargos importantes, um discreto cearense, Felipe Mota, indicado pelo deputado Vítor Valim e pelo senador Eunício, será o presidente responsável pela Diretoria de Infra-Estrutura do Ministério do Turismo. Esse setor é responsável por 100% dos projetos de amplitude nacional daquela pasta.

OLHA A FESTA! – Como naquele dito popular “se o gato dorme, os ratos fazem a festa”, os bandidos corruptos da nossa política devem estar eufóricos. Isso porque o juiz Sérgio Moro, coordenador da Operação Lava-Jato, pediu um mês de férias. Mas, os ratos não devem ficar tão alegres. Isso porque o grande magistrado deixa no comando da Lava-Jato o não menos eficiente procurador Delton Dellagnol.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img