23.1 C
Fortaleza

Mudar ou morrer

Nos dias que antecederam a votação da admissibilidade de processo de “impeachment” contra a presidente Dilma, algumas declarações, não de políticos, mas de ministros do STF, homens de notável saber jurídico, mas também profundos conhecedores da ciência política davam ideia da gravidade dos problemas políticos do País por eles presenciados. Comentando sobre a crise política, o ministro Dias Tóffoli, presidente do TSE, chagou a admitir que, no momento “o País se encontra sem soluções e sem opções imediatas para sair da paralisia, e ameaça de ingovernabilidade”. Para ele, alguns dos erros responsáveis pelo que aí está, estão ligados ao sistema eleitoral, onde partidos, ou os seus “donos” escolhem e impõem os candidatos, vezes até pouco conhecidos, a qualquer cargo, em campanhas curtas, e sem tempo para discutir diretamente com o povo os seus problemas. No mesmo tom, o ministro Gilmar Mendes, também do STF e vice-presidente do TSE, mostrou-se pasmo diante do pandemônio em que se transformou a campanha pró e contra o “impeachment”, com corre-corre de grande parte dos deputados, como que atarantados, ou sem saber que rumo tomar, ou indecisos sobre as compensações que teriam pelo seu voto. “O que estamos vendo é uma mostra de que a população, de um modo geral, está, no momento, muito mal representada”, afirmava ele. O “impeachment”, com todas as suas consequências, é advertência de que urge mudar, profundamente o anacrônico sistema político e eleitoral que aí está. Ou será a morte da nossa democracia.

S. O. S Saúde Ante a situação dos hospitais públicos do Ceará, que beira a insolvência, o deputado Audic Mota líder do PMDB na AL, defende apelo à PGJ e à Promotoria Geral da Saúde, visando diminuir as deficiências no setor em nível federal, estadual e municipal.

Para o… senador Tasso Jereissati (PSDB) o “impeachment” não é o julgamento apenas dos atos da presidente Dilma, como também do PT e dos seus dois desastrosos governos.

Bem a tempo… a Diretora geral da AL-CE, Doutora Sávia Magalhães, adotou providência para impedir danos à casa do povo, que já foi invadida e ocupada até pelos agitadores do MST.

Prova… dessa situação, é que até o setor de transplantes de fígado, em que o Hospital Universitário é recordista nacional tem cada vez mais reduzidas as suas atividades.

Grave também… é a situação da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. Sem recursos e com a UTI neonatal superlotada, foi obrigada a suspender a internação de novas gestantes!…

Para evitar… no interior, contra a população, o deputado Odilon Aguiar (PMB) presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, diz que essa, cobrirá, em breve, todo o Estado.
Ontem… antes da votação do “impeachment”, havia um temor no seio do PP-CE, de que esse poderia sair das mãos dos Ferreira Gomes, para o “colo” do senador Eunício Oliveira.

Em Itaitinga… ocorreu, sexta-feira, reunião do Fórum de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza, para debater a unificação tributária e projetos comuns para essa grande área.

Mau palpite O deputado Domingos Neto (PSD), que voltou contra o “impeachment”, sugere um plebiscito sobre a continuidade ou não do governo Dilma. Aí, seria suicídio político.

Diante das… posições assumidas pelos manos Ferreira Gomes e de todo o seu grupo, torna-se difícil avaliar quais as perdas sofridas, principalmente a respeito das eleições municipais.

Dúvida Apoiadores do prefeito RC, incluindo grande a bancada de apoio da CMFor, poderão iniciar uma debandada, com o crescimento de candidaturas de oposicionistas.

“Uma presidente que precisa da intervenção do Supremo Tribunal Federal, para manter-se no cargo, não merece ali permanecer”. Ministro Gilmar Mendes, do STF e vice-presidente do TSE.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img