27.1 C
Fortaleza

Municípios – hora de exigir

Está programada para hoje, no Palácio da Abolição, reunião da Aprece com autoridades estaduais, inclusive o governador Camilo, quando a entidade estará acertando detalhes sobre o seu apoio à aprovação da nova CPMF. O governante cearense faz o seu “dever de casa”, que é a missão de mobilizar prefeitos e prefeituras em defesa da nova contribuição. Pelo visto, chegamos a um ponto em que projetos “salvadores” para o Governo Federal têm sua aprovação dependendo do apoio das unidades que constituem a Federação.

É irônico nesse episódio, os donos do poder federal buscando esteio exatamente entre aqueles a quem menos são destinadas migalhas da dinheirama do orçamento da União. Sobre o assunto, o presidente da Aprece, Expedito Nascimento, deixa claro: o apoio a ser dado só seria definitivamente confirmado ante a garantia de que os recursos da nova CPMF seriam destinados a investimentos nos municípios em situação mais grave, ou seja, a esmagadora maioria.

A despeito da confusão sobre o destino da arrecadação nova carga sobre o povo, a Aprece lembra que é dos municípios que sai tudo o que o Governo Federal arrecada, e que é tempo de reconhecer tal situação. A reunião no Palácio da Abolição coincide com o trabalho realizado por deputados de várias bancadas do Nordeste, no sentido de uma mais efetiva cobertura financeira aos municípios mais prejudicados com os efeitos da seca. É hora de os municípios cobrarem – e não implorarem – pelo que é deles.

Municipalismo Coincidindo com as metas da reunião da Aprece no Abolição, sobre a CPMF, o deputado Danilo Forte (PSB) , tem feito debates com universitários do Nordeste sobre o Novo Pacto Federativo. Para ele, os municípios não podem mais esperar a ajuda que nunca vem.

Culpa deles
Na Ibiapaba, o pensamento é um só a respeito da irresponsabilidade com
que foi administrado o açude Jaburu, que ameaça deixar sem água mais de
15 municípios.

Porteira aberta
Na visão do deputado Genecias Noronha (SDD), se o repatriamento de recursos for feito como quer o Planalto vai valer
a pena roubar, trapacear
e sonegar.

O Planalto…
…dá motivos de ser tachado de “quadrilha”. A mais recente “presepada” foi escolher “a ponta de dedo”, um deputado para “melar” os trabalhos da CPI do BNDES.

Todos contra Ciro
O senador Eunício, a executiva do PMDB, e o vice-presidente Temer, partem juntos contra Ciro Gomes, para processá-lo. Temer foi chamado de “chefe de quadrilha”.

Isso por que…
…na referida CPI, pelo que já foi apurado, há governistas de todos os escalões, tão “enrolados” o quanto estão os mais denunciados vilões; Operação Lava Jato.

Ficha limpa...
Incontestável, o presidente da CMF, Salmito Filho, cobra do MP a publicação da relação de todos os prováveis vereadores acusados de ilícitos com
a VDP.

Para Salmito…
…o Ministério Público, “filho legítimo do Direito”, não pode generalizar sobre caso tão sério. Na CMF, a reação dos vereadores “fichas limpas” é a mesma.

Na Câmara
Federal…
…é assim: o deputado Paulinho da Força propõe ao PSDB os votos do SD pelo “impeachment” pelos votos tucanos pró-Eduardo Cunha no Conselho de Ética…

Crimes
Na AL, o deputado Ely Aguiar (PSDC) advertiu autoridades federais e estaduais, sobre incêndios criminosos que devastam as nossas serras e as florestas que restam.

Pelos idosos
A Comissão de Defesa Social da AL aprovou projeto de indicação do deputado Wagner (PR), propondo a implantação delegacias especiais para atendimento a idosos.

“A inoperância de um sistema partidário superlotado de partidos, só se vê nos momentos, como agora, em que o País precisa de unanimidade para se salvar”.
Senador José Serra (PSDB-SP).

 

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img