27.1 C
Fortaleza

Não é protecionismo

Lutamos por direitos iguais. Mas, quando se batalha por igualdade de direitos, também vêm, em consequência, os deveres. Acontece que não é protecionismo. A mulher jamais pode se aposentar com a mesma idade que o homem, é questão de bom senso. Desde que a mulher deixou de ser exclusivamente responsável pelo lar e foi para o mercado de trabalho, suas obrigações triplicaram. Esta é a realidade. Dividem as despesas de casa, as que possuem maridos. Significativamente, não acontece isto, porque a maioria das brasileiras pertence à classe mais baixa. Elas são abandonadas pelos pais de seus inúmeros filhos e lutam sozinhas pela sobrevivência e educação de todos.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE, nos últimos cinco anos, o número de lares chefiados exclusivamente por mulheres é superior a 60%, atingindo o total de 69,8 milhões de domicílios existentes no País.

Acordar quando o dia acaba de amanhecer, arrumar as crianças para a escola, deixar o almoço pronto, sair com o coração apertado, rezar para Deus, pedindo que as proteja nas horas em que estarão sozinhas, retornar do trabalho, ensinar deveres, dar o jantar, o banho, lavar roupas, arrumar a casa, é a rotina de milhares de mães brasileiras. As que tem marido ainda têm de dar assistência a eles e, muitas vezes, ainda sofrem agressões físicas e morais. Enquanto isso, os homens trabalham a jornada de oito horas diárias.

Como é que podemos igualar a idade mínima de aposentadoria do homem à da mulher?
O que deve ser feito é fiscalizar, com rigidez, a concessão de aposentadorias rurais. Brasileiros que nunca deram um dia de serviço no campo conseguem se aposentar por meio de sindicatos. Ocorrem anualmente milhares de aposentadorias fraudulentas. Aumentar o número de médicos para periciar os afastamentos por doenças. Trabalhadores se licenciam do serviço, ficam depois saudáveis e não há médico suficiente para emitir o laudo de retorno ao trabalho. Igualar em todos os itens a aposentadoria de militares e civis, dos poderes Judiciário e Legislativo. Acabar com os privilégios!

 

Falências decretadas aumentam
Conforme dados da Boa Vista, as falências decretadas registraram alta de 1,3%, enquanto que os solicitação de recuperação judicial subiram 2,8% e as recuperações judiciais deferidas 3,5%, no ano de 2018. Já os pedidos de falência no País tiveram queda de 14,5% no acumulado de 12 meses até janeiro. Ocorre que, comparando mensalmente, os pedidos de falência avançaram 10,3% e as falências decretadas cresceram 46,9% em janeiro no confronto com dezembro. Infelizmente, nossa economia continua em crise.

Educação
O governador Camilo Santana anunciou, ontem, as novas escolas da rede estadual que passarão a funcionar em tempo integral. Ao todo, 22 unidades terão suas jornadas de ensino ampliadas, sendo 19 escolas de ensino médio em tempo integral (EEMTIs) e três escolas estaduais de ensino profissional (EEEPs). O evento de anuncio, aconteceu na sede da Secretaria da Educação e também contará com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, de estudantes, professores e gestores escolares.

Brasil Sem Drogas – Ceará
A advogada Rossana Kopf foi convidada, pelo senador Luiz Eduardo Girão, para coordenar voluntariamente o projeto Brasil Sem Drogas – Ceará. Luiz Eduardo Girão, residindo em Brasília, terá dedicação exclusiva ao seu mandato de senador.

Prêmio Fiec por Desempenho Ambiental
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Núcleo de Meio Ambiente (Numa), abriu inscrições para a 15ª edição do Prêmio Fiec por Desempenho Ambiental. Este ano, as indústrias cearenses podem concorrer em três categorias: Produção Mais Limpa; Reuso de Água; e Educação Ambiental e Integração com a sociedade. Com essa premiação, a Fiec busca estimular, reconhecer e divulgar as ações e o comprometimento da indústria cearense com as questões ambientais.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img